CEEE em greve: 10 coisas que você precisa saber sobre o movimento

Confira a seguir 10 coisas que você precisa saber sobre o movimento de greve deflagrado pelas categorias do Grupo CEEE:

1 – A greve foi deflagrada no dia 15 de abril de 2021, uma vez frustrada a negociação coletiva com o Grupo CEEE.

2- Os trabalhadores, desde 2016, enfrentam uma agenda de ataque ao seu emprego e seus direitos. Os governos Sartori e Eduardo Leite sucatearam a empresa para justificar a sua venda. Nessa agenda, a retirada dos direitos dos trabalhadores virou prioridade.

3- Os eletricitários não recebem sequer a recomposição Inflacionária (INPC) em suas verbas econômicas desde 2017. No mesmo período, a CEEE-D reajustou suas tarifas em quase 30% e a CEEE-GT distribuiu dividendos milionários aos seus acionistas. Para efeito de comparação o INPC acumulado neste período fica em torno de 15%. Esse é o tamanho do achatamento salarial dos trabalhadores do Grupo CEEE.

4- Os últimos acordos impostos pela empresa trouxeram uma série de cortes em cláusulas de referência histórica aos trabalhadores, entre elas: GMT, ajuda de custo, Gratificação Especial e após férias.

5- O acordo 2021/2022 não foi negociado de maneira séria pela empresa. A empresa faltou com o respeito para com os trabalhadores. Alterava itens de uma proposta para outra num claro sinal de má-fé, ora superando algumas diferenças ora suprimindo direitos, reascendendo debates que já pareciam vencidos.

6- A empresa não está obedecendo a diretriz do Governador do Estado ou o Governador mentiu para o parlamento e para a sociedade gaúcha. O Governador bradava a todo tempo que seguiria uma agenda de privatizações, mas “cuidaria” das pessoas. Justificou que faria isso colocando no edital de venda da empresa uma estabilidade de emprego de 6 meses. A garantia provisória de emprego de 6 meses foi colocada no Acordo coletivo 2020/2021 nos termos da promessa do Governador. Para nossa surpresa, na discussão do acordo seguinte os gestores da empresa esqueceram desse compromisso do Governador. Para piorar a empresa quer que trabalhadores e sindicatos autorizem os novos donos a praticarem demissões em massa.

7- A cláusula proposta pela empresa com a previsão de percentual de desligamentos deixou os trabalhadores em alerta pois poderia ficar sub entendido que demissões consensuais estariam sendo autorizadas caso houvesse aprovação do Acordo nos termos propostos, refletindo em mais prejuízos para a categoria até mesmo no momento de seu desligamento da empresa.

8- A demissão consensual significaria para os trabalhadores:

• A empresa pagaria apenas 15 dias de aviso prévio e 20% de multa rescisória sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • O colaborador teria direito ao saque de apenas 80% do seu FGTS e 50% do total das verbas rescisórias;
  • O colaborador não teria direito ao seguro-desemprego.

9 – A greve é um instrumento de luta da classe trabalhadora, o TRT já declarou a LEGALIDADE do Movimento Grevista. Os sindicatos estão cumprindo à risca a Lei de Greve e a determinação da justiça, assegurando os contingentes definidos e mantendo os serviços essenciais à sociedade gaúcha.

10- O comando de greve, organizado pelas entidades sindicais, está organizando piquetes virtuais para esclarecimentos de dúvidas e debates sobre nossa estratégia de lutas. Não caia na onda da empresa, procure o seu sindicato, não aceite qualquer tipo de ameaça ou tentativa de constrangimento. Participe e lute por um acordo justo.