fbpx
skip to Main Content
Coronavírus: OMS Divulga Guia Com Cuidados Para Saúde Mental Durante Pandemia

Coronavírus: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia

Mudanças significativas na rotina e dia a dia da população podem impactar na saúde mental de todos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu as principais dicas para a população mundial enfrentar as consequências psicológicas que podem surgir devido à pandemia do novo coronavírus. Os sentimentos de estresse e ansiedade tendem a se intensificar neste momento de incertezas e isolamento social, o que pode gerar ou agravar alguns transtornos psicológicos.

  • Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busque informação apenas de fontes fidedignas e dê passos práticos para preparar seus planos, proteger a si mesmo e sua família. Informe-se com os fatos e não com boatos ou as informações erradas. Confira essas notícias em intervalos regulares do website da Organização Mundial da Saúde e das autoridades locais para que possa fazer a diferença entre boato e fato. Os fatos ajudam a minimizar o medo.
  • Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade. A assistência pode ajudar tanto quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade, podem ajudar a criar solidariedade e a enfrentar o Covid-19 em união.
  • Crie oportunidades para ampliar histórias e imagens positivas de pessoas na sua região que tiveram o Covid-19. Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.
  • Homenageie e aprecie o trabalho dos profissionais e agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.

Clique aqui e acessa a íntegra do guia disponibilizado pela OMS!

Back To Top