Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Estradas

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

O profissional técnico em Estradas executa o levantamento, projeto, construção, gerenciamento, manutenção e conservação de vias rodoviárias e ferroviárias. Também implementa ações para melhoria da produtividade de máquinas e equipamentos, supervisiona e executa ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e concretos. Elabora orçamento, medição e controle de custos, desenha e elabora projetos geométricos, de pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamentos e obras.

No mercado de trabalho pode atuar em empresas de consultoria e projetos em sistema viário, construtoras, empresas públicas de manutenção do sistema viário, empresas de topografia e geoprocessamento. Também pode atuar em empresas de locação de equipamentos pesados, mineradoras e em manutenção e restauração de rodovias e ferrovias, além de usinas de asfalto.

Fonte: Ministério da Educação