Quem são os Técnicos Industriais? Técnico em Manutenção Automotiva

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

Este profissional realiza diagnósticos, elabora e executa planos de manutenção e instalações de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos e avalia e busca melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Também é responsável por coordenar e realizar os diversos tipos de manutenção de veículos e máquinas agrícolas, controlar o registro, seguro e documentação de veículos automotivos, interpretar desenhos técnicos e aplicar técnicas de medição e ensaios.

No mercado de trabalho atua em montadoras automotivas, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis, implementos e máquinas agrícolas. Também atua no setor de manutenção de empresas da área agrícola em geral, de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos e em empresas de vistorias e certificação veicular.

Fonte: Ministério da Educação