SINTEC-RS promove reunião com a participação do sociólogo e político Miguel Rossetto e do economista Gustavo Teixeira

Na manhã de hoje, 24, o SINTEC-RS realizou a reunião de Diretoria que contou com a presença de convidados que analisaram a conjuntura política e econômica atual, proporcionando um importante momento de reflexão crítica.

A análise de conjuntura política ocorreu com Miguel Rossetto, sociólogo e político fundador do PT, da CUT/RS, vice-governador do RS na gestão de Olívio Dutra, ministro do Desenvolvimento Agrário de Lula e ministro da Secretaria da Presidência da República no governo Dilma. Rossetto também é Técnico em Mecânica Industrial, formado na Fundação Liberato.

Durante a reunião, Miguel Rossetto destacou que “estamos em uma situação de grandes incertezas e que é fundamental melhorar o nosso posicionamento em relação aos temas sobre os quais devemos refletir”. Sobre a agenda de desestatização do governo Bolsonaro e Eduardo Leite, em especial sobre o Grupo CEEE, Rossetto destaca que “a privatização da CEEE é uma transferência”, em que todo o conhecimento e tecnologia são transferidos para setor privado.

Já a análise do panorama econômico foi apresentada pelo economista Gustavo Teixeira, Assessor econômico do SINTEC-RS, da Federação Nacional dos Urbanitários, FNU, e Diretor do Ilumina – Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico. Gustavo também integrou o corpo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

Para o economista, “a realização de reuniões que proporcionem análises de conjunturas é essencial”, pois proporciona espaços para debates reflexivos que ajudam na elaboração de estratégias de atuação e posicionamento. Além de dimensionar aspectos econômicos, Gustavo analisou o cenário de negociações coletivas. De acordo com o economista, “as estratégias adotadas pelas empresas estão dificultando as negociações e o impacto da privatização é cruel para o trabalhador”.

Após as análises realizadas pelos convidados, a reunião seguiu na parte da tarde, com a presença da assessoria jurídica do sindicato FORBRIG Advogados, representada pelo Dr. Francisco Scorzza, e discutiu pautas internas de comunicação, Acordos Coletivos e eleições de Delegados Sindicais.