SINTEC-RS realiza reunião com a Direção da Trensurb

Na quinta-feira, 5, o SINTEC-RS e o SINDAERGS participaram de reunião com o Presidente da Trensurb, Pedro de Souza Bisch Neto, e o Diretor Financeiro da empresa, Geraldo Luis Felippe. Durante a reunião, os sindicatos questionaram a apresentação de um PDV, ao Sindimetro, que não tem aprovação do Conselho e não passou pelo SEST. Além disso, destacaram a existência de Decreto do governo que proíbe gastos extras com funcionários até dezembro de 2021.

De acordo com Pedro de Souza Bisch Neto, independente de privatização ou não, o PDV é um assunto que deve ser abordado, pois a empresa possui cerca de quatrocentos funcionários em condições de aposentadoria e muitos cobram um PDV. Além disso, discutir o Plano ajuda a elaborar um programa de progressão para aqueles que optarem por ficar na empresa. Questionado sobre a aplicação do Plano na manutenção, o Presidente reconheceu a dificuldade e afirmou que não possui uma resposta no momento.

Sobre os empregados com Aposentadoria Especial, que foram excluídos da proposta apresentada ao Conselho de Administração, os representantes da empresa afirmaram que isso ocorreu em função da decisão do STF sobre as Aposentadorias Especiais. Os sindicatos reforçaram que tal ação caracterizava uma discriminação cabível de processo judicial.

Quanto a reposição daqueles que optarem por aderir ao plano, o Diretor Financeiro informou que na administração não haverá reposição. Pedro Bisch Neto explicou, também, que a empresa pretende extinguir a venda de bilhetes manual e na operação a ideia é fazer progressões, enquanto na manutenção ainda não está claro como será feito.

Por fim, o DIRAF comunicou que foi aprovado o novo estatuto do BBPrev. A empresa irá iniciar o processo de detalhamento do novo estatuto, publicando que será publicado nos canais oficiais da empresa. Dentre as mudanças apresentadas estão a migração automática para quem já está no plano e a adesão dos funcionários, que ainda não aderiram, sem pagamento de joia. Demais detalhes serão abordados na apresentação pela empresa.