Você sabe a diferença entre Sindicato, Associação e Conselho Profissional?

Cada organização tem um papel específico no dia a dia do trabalhador.

As entidades profissionais são instituições de caráter político e cultural dedicadas às questões decisivas da categoria profissional que representam. Conhecer as atribuições de cada uma delas é essencial para o profissional, que deve participar e se envolver nas atividades do seu Conselho, Associações e Sindicato para fortalecer a categoria.

Associações

Criadas para agregar profissionais de determinada área, buscam o aprimoramento profissional através de cursos, congressos e outros eventos do gênero. As associações visam, também, a divulgação e a valorização das profissões.

Sindicato

Os sindicatos defendem, nas esferas judiciais e extrajudiciais, os interesses da categoria que representam. Têm como principal missão a luta pela melhoria das condições de trabalho e remuneração dos profissionais e das relações entre proprietários de empresas e colaboradores, com o objetivo de garantir todos os direitos trabalhistas previstos em lei.

Conselho Profissional

Na sua condição de órgãos do Estado, conselhos profissionais existem para controlar e fiscalizar o exercício das diferentes profissões. Os Conselhos Regionais regulam, orientam e fiscalizam a atividade profissional e são fiscalizados pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior que elabora resoluções para os regionais.