Centro de Referência em Tecnologia Assistiva na Escola Liberato

O diretor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Leo Weber, apresentou, no dia 29 de abril, a proposta de criação do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional. Weber informou que o objetivo do projeto é “implementar um Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para qualificação profissional, ampliando a oferta de vagas através da criação de novos cursos e contemplando as políticas atuais de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. A proposta prevê a construção de um novo prédio na área da escola com área de 198.404,69 metros quadrados e capacidade para 1.200 alunos. Os recursos serão oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

P05-14ara o secretário da Educação José Clóvis Azevedo,  o projeto vai tornar a Fundação Liberato uma referência nacional e internacional em tecnologia assistiva qualificando ainda mais o trabalho educacional da escola. “O discurso da inclusão tem que ter consequências. É preciso criar os meios, os caminhos que garantam a inclusão diária. A postura da Liberato é de vanguarda, audaciosa e que caminha em direção da humanização ampla e profunda da nossa sociedade”, completou.

Participaram da atividade os diretores do Sindicato dos Técnicos Industriais do RS – SINTEC-RS, Julio César Fauri Lopes e João Abelardo Brito, o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, o presidente do Conselho Técnico Deliberativo (CTD), Pedro Luís Maboni, o deputado federal, Ronaldo Zulke, o coordenador de relações Institucionais para Pessoas com Deficiências da prefeitura de Novo Hamburgo, Darwin Kremer, o diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo/Campo Bom/Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch e o diretor do Grupo Editorial Sinos, Miguel Schmitz.