Comunicado ACT 2021/2022 Grupo CEEE

A diretoria do SINTEC-RS vem através deste comunicado esclarecer os fatos que seguem. A entidade protocolou sua pauta de Reivindicações para o ACT 2021/2022 no dia 22 de dezembro, cumprindo, como de costume, o Acordo Coletivo firmado com o Grupo CEEE, que estabelece o protocolo das pautas e início das negociações em até 60 dias antes da próxima data base.

A empresa iniciou a negociação em janeiro de 2021 apresentando “premissas” de negociação. O GAE se manifestou durante o primeiro encontro que as diretrizes do Governo do Estado para as negociações das empresas públicas ainda não haviam sido definidas.

As premissas apresentadas pela empresa para as negociações são de conhecimento da categoria, aliás, há algum tempo, as diretrizes se repetem. A responsabilidade pela situação econômico-financeira da empresa é colocada integralmente na conta dos trabalhadores. A empresa mantém a ideia de proceder cortes em cláusulas históricas, pertencentes já ao patrimônio dos trabalhadores, incluindo em suas premissas cláusulas de renúncia, numa clara tentativa de constranger e perseguir os trabalhadores e trabalhadoras.

Grupo CEEE manifesta estar aberto a negociação de maneira falaciosa, apresenta um conjunto de premissas incluindo cortes, renúncias e ilegalidades de maneira intransigente. Negociar, por definição, é um processo de comunicação pelo qual duas ou mais pessoas buscam promover seus interesses por meio de ação conjunta. Apresentar premissas sem ouvir as ponderações da outra parte está longe de ser definido como negociação.

Em mediação realizada na tarde do dia 25, a empresa ratificou sua estratégia, já esperada, de não renovação da norma coletiva por mais 30 dias para um maior debate sobre sua proposta apresentada somente no dia 12 fevereiro. Deixando assim a categoria sem o respaldo do Acordo Coletivo a partir do dia 01 de março.

A empresa adota claramente a estratégia de colocar os trabalhadores de joelhos para as suas maldades. Fazendo isso a mando de quem pretende a qualquer custo se desfazer da empresa.

A entidade está em constante diálogo com as demais entidades sindicais e sua assessoria jurídica para solucionarmos essa negociação amenizando os danos e prejuízos à categoria.

O momento é um dos mais duros de nossa história enquanto sindicato e classe trabalhadora. A gravidade do momento exige serenidade e segurança para nos movermos em direção a nossa estratégia. Permaneçam atentos aos próximos andamentos.

Confira a nota conjunta das Entidades Sindicais que detalham a cronologia dos acontecimentos.