Contrariando promessa de campanha, Eduardo Leite quer privatização da Corsan

Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 280/2019) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que retira a obrigação de plebiscito popular para privatização de estatais como Corsan, Banrisul e Procergs, o governador do estado, Eduardo Leite, tem caminho livre para entregar o patrimônio público para as elites ricas (do Brasil e do exterior).

Contrariando o que prometeu nas eleições em 2018, quando disse que não iria privatizar essas empresas, Leite anunciou em março de 2021 que vai abrir capital e vender o controle acionário da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), atualmente responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 317 municípios gaúchos.

Também no mês de março de 2021, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) foi leiloada em um lance único por irrisórios R$ 100 mil para Equatorial Energia, única participante no leilão.

A privatização da CEEE-D e o desejo de privatizar a Corsan são exemplos das contradições e interesses que acompanham as ações do governador, que nada tem de moderno, já que a atual tendência mundial é de reestatização de setores que gerem recursos estratégicos, não de privatizá-los.

Alinhado com interesses que não são os do povo

Com um alinhamento a uma agenda de interesses privados, Eduardo Leite tenta se colocar como uma terceira via eleitoral para os mais ricos.

A imagem que ele tenta passar, de gestor moderno e aberto ao diálogo, desmonta quando se trata de atender os interesses do mercado, que só pensa em lucrar em cima do bem público e do povo brasileiro.

Por isso, foi fácil para ele quebrar a promessa que fez em campanha ao povo do Rio Grande do Sul.

Por mais que ele tente negar ou encenar, Eduardo Leite anda de mãos dadas com o projeto Governo Federal de desmonte das estatais, defendendo um programa econômico que beneficia empresários ricos e seus interesses em dominar os recursos naturais do país, trabalhando para que o controle sobre as empresas que gerem esses recursos saia das mãos do Estado.

E essa fachada esconde o que ele vai deixar de legado para o povo gaúcho com essa política: um monte de contas mais caras para pagar.

Fonte: SEINTEC-RS