COVID-19: vacina para todas e todos

A pandemia do novo coronavírus continua e o início da vacinação contra a COVID-19 representa uma vitória da ciência e um importante passo no enfrentamento do vírus. Mas enquanto a vacinação avança em diferentes partes do mundo, o Brasil atingiu a marca de apenas 3,88% da população vacinada. Estes dados são o reflexo da ausência de um plano nacional de resposta à pandemia por parte do Ministério da Saúde e do Governo Federal.

Falta de planejamento, três ministros da saúde durante uma pandemia e a defesa de medicamentos sem eficácia comprovada, como é caso da cloroquina, desviam o foco de um Governo que deveria priorizar a vacinação da população brasileira. Diante deste cenário, o SINTEC-RS reitera seu apoio pela vacinação em massa, para todos e todas! Somente através da ciência e da vacina será possível enfrentar esta pandemia.

Previna-se

Enquanto a vacinação não é uma realidade para toda a população, as medidas de segurança e prevenção da COVID-19 devem ser mantidas. Confira as principais orientações e previna-se!

  • Utilize máscaras em todos os ambientes. 
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
  • Não toque olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

Evitar a propagação do novo vírus é uma responsabilidade de todos e o comportamento individual é um fator crucial nesse combate. Fique atento!