Criação novos institutos federais no Rio Grande do Sul deve gerar 7 mil novas vagas de ensino médio e técnico

Recentemente o governo federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil, até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2026. No total, em todo o país, a ação deve gerar mais de 140 mil novas vagas para ensino médio e técnico. O Rio Grande do Sul vai receber cinco novas unidades, que devem gerar cerca de 7 mil novas vagas.

Os novos campi serão construídos em municípios que não possuem Institutos Federais ou que contam com baixa cobertura de educação profissional: Porto Alegre, Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo e Gramado. O investimento estimado para construção das novas unidades no estado é de R$ 125 milhões. A previsão é de que a grande maioria das vagas ofertadas devem ser para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou os detalhes do projeto de expansão em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), no dia 12 de março.

Confira, na íntegra, as informações do jornal Brasil de Fato.

Fonte: Brasil de Fato RS.