No pior momento da pandemia, CEEE suspende pagamento de plano de saúde e vale alimentação

De forma autoritária e inflexível, o Grupo CEEE iniciou as reuniões para negociação do ACT 2021/2022 apresentando uma série de premissas que incluíram cortes, renúncias e ilegalidades. O SINTEC-RS, assim como os demais sindicatos representativos dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, solicitaram a prorrogação do Acordo vigente e se manifestaram defendendo uma real negociação na discussão do ACT 2021/2022, ao invés da imposição de cláusulas feita pela empresa.

Em mediação realizada na tarde do dia 25, a empresa ratificou sua estratégia, já esperada, de não renovação da norma coletiva por mais 30 dias para um maior debate sobre sua proposta apresentada somente no dia 12 fevereiro. Deixando assim a categoria sem o respaldo do Acordo Coletivo a partir do dia 01 de março. Na prática, durante o pior momento da pandemia de coronavírus (COVID-19), a CEEE suspendeu o pagamento do plano de saúde e do vale alimentação dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Confira a seguir, a repercussão do caso na imprensa:

O Grupo CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) suspendeu o pagamento do vale alimentação e do plano de saúde dos servidores. A decisão ocorreu durante a negociação do acordo coletivo deste ano, que entre outros tratava da manutenção do auxílio alimentação e dos parâmetros do plano de saúde. A decisão ocorre em momento que o grupo passa pelo processo de privatização por parte do governo do Estado.

Onze sindicatos que representam os servidores e a empresa vinham discutindo o assunto com a medição da Justiça. Nas negociações, os trabalhadores queriam manter os benefícios, especialmente em função do cenário de pandemia. A proposta não foi aceita pela empresa, que anunciou a suspensão do vale e do plano de saúde a partir de 1º de março (segunda-feira). No entanto, os sindicatos alertam que centenas de servidores já tiveram o seu auxílio suspenso, como consta em contracheques do mês de fevereiro, apesar de terem respaldo da Justiça que proibia tal desconto.

Foram realizadas reuniões entre a empresa e os representantes dos trabalhadores para que fossem apresentadas propostas, contudo, a CEEE se recusou a analisar as pautas apresentadas alegando dificuldades financeiras. Foi solicitando, então, por parte dos trabalhadores a intervenção da Justiça.

Na audiência, os sindicatos reiteraram seu alerta, já feito anteriormente à CEEE, quanto a ilegalidade de alguns pontos constantes na proposta feita pela empresa. As entidades sindicais propuseram a prorrogação dos acordos coletivos, o que foi aconselhado, também, pelo vice-presidente do TRT, Francisco Rossal de Araújo, que mediava a reunião, mas não foi aceito por parte dos empregadores. Os sindicatos orientam os trabalhadores a não assinarem qualquer documento.

Acesse aqui a notícia completa publicada no jornal Correio do Povo.