Privatização da Eletrobrás cria reserva de mercado para energia mais cara e suja

Em vez de estimular a competição, o que baixaria o preço e melhoraria serviços, a Medida Provisória criada pelo governo para acelerar o processo de privatização da Eletrobrás pode fazer o oposto: concentrar o setor nas mãos de poucos.

Apesar do discurso de abertura de mercado, a mesma MP que diziam ser um passo liberal, coloca uma reserva de mercado destinada a incentivar a contratação de geração de energia termoelétrica movida a gás, em detrimento, inclusive, de energias limpas e renováveis. Um contrassenso em pleno século XXI.

Da maneira que está sendo feita, a MP daria a um agente privado enorme poder sobre nosso mercado, podendo inclusive afugentar investidores do mercado limpo, como no caso do beneficiamento das termoelétricas.

A partir daí mais um serviço essencial passa para as mãos de grupos internacionais de iniciativa privada a preço de banana, assim como foi o no caso da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), responsável pela distribuição de energia aos lares gaúchos, vendida por meros 100 mil Reais. A empresa vale cerca de R$ 7 bilhões. As exigências que ela deve cumprir de acordo com a MP, que basicamente são a manutenção do que já é feito atualmente pela empresa, entraram como um “descontão” para fazer o negócio.

A pressa do governo nas privatizações mostra quais interesses são prioritários. Em meio à crise da pandemia de Covid-19, parece que a agilidade caminha em outro sentido.

Para o governo brasileiro, além das implicações ambientais, que também estão na essência da crise hídrica, atender os interesses de grandes grupos internacionais é mais importante do que agilizar a vacinação ou mesmo se preocupar com as taxas de desemprego, queda no consumo e renda dos brasileiros.

Não podemos deixar com que setores centrais para a economia e para a vida cotidiana dos brasileiros, como água, energia elétrica e combustíveis, sejam vendidos apenas para beneficiar setores das elites que desejam se apropriar das riquezas dos brasileiros.

É de se pensar: se o negócio fosse ruim, por que uma empresa que visa só o lucro desejaria comprá-lo?

Fonte: SINTEC-RS