Quem está enganando você com o mantra do “privatiza tudo”?

No Brasil, mais de 70% da população é contra as privatizações.

Mesmo assim, políticos, empresários e parte da velha mídia seguem fazendo propaganda para que as pessoas repitam o mantra do “privatiza tudo”. Querem que você acredite que a única alternativa para o Brasil é passar serviços e empresas públicas para as mãos da iniciativa privada.

Além de estarem mentindo sobre isso, quem faz propaganda pelas privatizações não conta duas coisas:

1) são eles mesmos que vão ganhar dinheiro com as privatizações (direta ou indiretamente)

2) estatais garantem desenvolvimento econômico e justiça social a um país.

Dinheiro no bolso

Os principais patrocinadores das privatizações estão apenas querendo ganhar dinheiro.

São grandes empresários, donos de muitas riquezas, mas que ainda querem mais (e só para eles). Para isso, eles contam com a ajuda de setores da grande mídia (patrocinada por essas mesmas grandes empresas), de milícias digitais e de políticos interesseiros.

Assim, passamos a ver no noticiário apenas críticas ao funcionamento de estatais, denúncias são repercutidas à exaustão (mesmo aquelas sem provas) e nada se comenta sobre o papel estratégico dessas empresas públicas para o país, nem que elas dão lucro.

Além disso, as milícias digitais distorcem dados nas redes sociais e divulgam informações falsas, como a de que estatais são “cabides de emprego” e que seria preciso vender o que é do povo para “pagar a dívida pública” (um débito que jamais foi auditado e que ninguém sabe ao certo qual o tamanho real).

Ao mesmo tempo, políticos corruptos fazem lobby pela privatização usando os mesmos argumentos. Não se preocupam em fortalecer as estatais, querem apenas sucateá-las para tornar a venda mais fácil.

Esses políticos sabem que, assim que as privatizações acontecerem, poderão “cobrar a conta” dos empresários ou grupos econômicos que compraram as estatais. Aliás, é bem provável que esses mesmos empresários tenham financiado a campanha desses políticos (especialmente com recursos não contabilizados, os chamados “Caixa 2”).

Isso eles não te contam

Como vimos, uma parte da estratégia é enganar a população, a outra parte fica por conta de simplesmente negar o óbvio: empresas estatais são fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país.

Elas podem reduzir a pobreza e a desigualdade social, impulsionar a cadeia produtiva nacional e levar desenvolvimento a regiões que jamais seriam privilegiadas pelo capital privado (por não “darem lucro”).

Além disso, o simples fato de manter uma boa estatal em funcionamento garante que os serviços chegarão a toda população (não apenas para quem pode pagar).

Como se não bastasse todo aspecto social, a imensa maioria das estatais geram lucro, que é repassado para o Estado investir em outras áreas.

Não à toa, existe hoje uma tendência mundial de reestatizar empresas que foram privatizadas no passado. Desde o ano 2000, pelo menos 1.400 em todo o mundo voltaram para as mãos do Estado ou foram criadas, especialmente em países desenvolvidos. É o que tem feito grandes economias como Alemanha (411), França (156), Inglaterra (111), Espanha (119), Noruega (42), Dinamarca (35) e muitas outras.

Nos Estados Unidos, aliás, foram nada menos que 230 empresas públicas criadas ou reestatizadas. O país que é erroneamente usado como símbolo de “Estado mínimo” tem nada menos do que 35 mil empresas estatais. No Brasil esse número não chega a 400, o que derruba a falsa argumentação de que “o Estado brasileiro é inchado”.

E se falarmos em servidores públicos concursados, a lógica é a mesma: nos países desenvolvidos, o número de pessoas atuando no setor público é proporcionalmente bem maior do que aqui: são, em média, 18 servidores a cada 100 brasileiros. No Brasil são 12.

Fugir da enganação do “privatiza tudo”

Ao pensar na venda de empresas e serviços estatais, é bom lembrar que empresas privadas não vão impulsionar a cadeia produtiva de outros setores, nem levar em conta se os preços praticados estão de acordo com o poder de compra da população. Além de se envolverem em inúmeros casos de corrupção e sonegarem em torno de R$ 500 bilhões por ano no Brasil, empresas privadas estão interessadas só no lucro, que irá direto para o bolso de donos ou acionistas (se forem estrangeiros, vão direto para fora), não deixando nada para o povo brasileiro.

Agora que você sabe que o “privatiza tudo” serve apenas aos interesses dos já privilegiados, poderá refletir duas vezes antes de reproduzir esse mantra.