Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Construção Naval

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

Este profissional realiza ensaios, testes e monta componentes na fabricação e manutenção naval, desenvolve projetos de construção naval, controla e inspeciona os processos de construção em plantas navais e coordena a construção de embarcações e estruturas hidroviárias. Também realiza manutenção e operação de sistemas de navegação, seleciona materiais a serem empregados, analisa custos operacionais, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios e monta e organiza estaleiros. Opera sistemas de logística para controle do frete, do armazenamento e da distribuição de cargas e emite laudos técnicos e faz vistorias nas companhias de navegação.

No mercado de trabalho atua em estaleiros, empresas de construção e reparação naval, empresas de vendas de produtos navais, na Marinha Mercante e Marinha do Brasil, além de caldeirarias e classificadoras navais. Também atua em companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

Fonte: Ministério da Educação