Quem são os Técnicos Industriais: Técnico em Eletrotécnica

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta as modalidades de técnicos industriais.

Este profissional projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações e planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Também aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial, além de executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.

O campo de atuação do Técnico em Eletrotécnica engloba empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; além de indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações e indústrias de transformação e extrativa em geral.

Fonte: Ministério da Educação