Quem são os Técnicos Industriais? Técnico em Mineração

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

O técnico em Mineração realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos naturais, opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte e caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico. Também executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios, monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto, elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo e opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.

No mercado de trabalho atua em empresas de mineração e de petróleo, empresas de equipamentos de mineração, de consultoria em mineração e centros de pesquisa em mineração.

Fonte: Ministério da Educação