SINTEC-RS visita o Prefeito de Panambi e realiza palestra no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.

O Sindicato mais uma vez é obrigado a entrar em campo na defesa do exercício da profissão dos Técnicos em Edificações, no Município de Panambi. Veja abaixo a notícia publicada no site AgoraJá.net que cobre a atuação do SINTEC-RS e a palestra do conselheiro Ricardo Nerbas.

SINTEC/RS mantém contato com o prefeito municipal à tarde e, à noite profere palestra para mais de 150 pessoas no IF Farroupilha na sexta-feira

Na última sexta-feira estiveram presente em Panambi integrantes da diretoria do SINTEC – Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul.

O principal motivo da visita dos dirigentes sindicais era manter um contato com o prefeito municipal Miguel Schmitt Prym no sentido de encontrar uma solução para um problema que está ocorrendo em liberações de obras por Técnicos em Edificações, os quais, mesmo devidamente credenciados junto ao CREA/RS não estão tendo seus projetos aceitos na Prefeitura Municipal de Panambi.

Na parte da tarde ocorreu o encontro entre o prefeito municipal e a direção do Sintec e, também, representantes dos Técnicos em Edificações de Panambi, estando presentes também engenheiros e arquitetos da Prefeitura Municipal de Panambi.

sintecrs-panambi-3Depois de explanação sobre a profissão de técnico em edificações, e entrega de documentos ao prefeito feitas pelo Conselheiro do SINTEC/RS, Sr. Ricardo Nerbas, abriu-se uma discussão sobre os motivos que justificam o impedimento pela Prefeitura de Panambi do exercício da profissão pelos técnicos em edificações. O assunto ganhou rumos não esperados e a reunião terminou sem que fosse encontrado um denominador comum.

O prefeito recebeu a documentação que lhe foi repassada pelo conselheiro Ricardo Nerbas e, encaminhou ao seu departamento jurídico e, acabou informando aos presentes que precisaria estar em outro compromisso deixando a reunião que teve desde então o encaminhamento para o final.

sintecrs-panambi-2A noite o Conselheiro Ricardo Nerbas, o Diretor Administrativo Rogério Augusto Morais Rosa e o Diretor Jurídico Francisco Scorza, estiveram proferindo uma palestra aos Técnicos Industriais na Sede do Instituto Federal Farroupilha, com ênfase especial aos Técnicos em Edificações oportunidade em que 168 pessoas estiveram presentes e tiveram oportunidade de interagir com perguntas aos palestrantes.

O SINTEC/RS através de seus representantes deixou claro que irão buscar uma forma de garantir o exercício da profissão aos Técnicos em Edificações no município de Panambi, com toda a plenitude de suas atribuições e, de antemão disseram que o procedimento impeditivo que vem se realizando na Prefeitura Municipal de Panambi, que está se negando em conceder o direito de executar os projetos pelos técnicos efetuados é uma conduta irregular.

Rogério Rosa, que é Advogado e Técnico Industrial, disse que o procedimento correto da Prefeitura Municipal é verificar se existe uma ART, se o profissional está devidamente habilitado e se o projeto encontra-se descrito com exatidão. Não cabe à Prefeitura, segundo o Diretor Adjunto do Sintec/RS, vetar projetos só porque quem está encaminhando os mesmos é um técnico em edificação, tal procedimento segundo o dirigente sindical caracteriza-se impedimento ao livre exercício de profissão regulamentada.

Os Técnicos em Edificações de Panambi estão concluindo a documentação da formação de uma Associação e pretendem manter a mobilização até que tenham reconhecida sua legitimidade reconhecida pela Prefeitura Municipal, o que será buscada exaustivamente através de diálogo, mas não descartam buscar seus direitos na justiça, caso seja necessário.