CUT Brasil: 37 anos de história

O SINTEC-RS parabeniza a Central Única dos Trabalhadores, CUT Brasil, pelos seus 37 anos de história e luta em defesa da classe trabalhadora brasileira. A CUT Brasil teve um papel essencial na elaboração de políticas de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras, sendo a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo.

Quer saber mais sobre a CUT Brasil? Clique aqui.

CUT Brasil: Na pandemia, sindicatos conseguem negociar acordos com proteção do emprego

Dados divulgados pelo Boletim De Olho nas Negociações, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, indicam que sindicatos de todo o país foram fundamentais para negociações de manutenção dos empregos durante a pandemia. Acesse aqui o Boletim completo.

Confira na íntegra a publicação divulgada pela CUT Brasil:

A crise econômica, aprofundada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é a desculpa perfeita do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e de parte do empresariado para arrochar salários e usurpar direitos duramente conquistados com muita luta pelos trabalhadores e trabalhadoras.

Só as categorias mais organizadas, com sindicatos fortes e combativos, conseguem preservar empregos e direitos nas duras negociações salariais em épocas como a atual, mostra pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O boletim “De olho nas negociações” do Dieese analisou 8.574 acordos negociados no primeiro semestre deste ano contra 8.827 no mesmo período do ano passado. Embora o aumento no número de acordos seja de apenas 3%, o que se nota é que em todas as cidades do país, sem exceção, houve algum tipo de negociação relacionada a Covid-19.

A pesquisa do Dieese mostra também que nas datas bases do primeiro semestre de 2020, o número de cláusulas relativas a reajustes salariais caiu em relação ao mesmo período do ano passado de 2.970 para 2.153 (- 27,50%). As maiores quedas foram registradas nos dois primeiros meses, após o início da pandemia. Em abril foi 41% menor e em maio 39%.

Segundo o técnico responsável pela pesquisa, Luís Ribeiro, embora tenha mudado o perfil de negociações, geralmente de reajustes salariais, para o de manutenção do emprego, o que se viu foi um “fenômeno nacional”, com os sindicatos se desdobrando, indo à luta, desafiando as dificuldades de realização de assembleias por causa da quarentena e das adversidades para conseguirem manter direitos.

“O próprio número no aumento de acordos, num momento em que o governo federal apresentou diversas medidas que não precisariam da atuação dos sindicatos mostra que os representantes dos trabalhadores foram além. Muitos conseguiram negociar tanto um período maior de estabilidade do emprego como uma melhoria no rendimento dos trabalhadores atingidos pela MP 936 de suspensão de contrato e redução de jornada e salários”, diz Ribeiro. 

A luta dos sindicatos tem sido cada vez mais difícil, com as negociações entre empresas e trabalhadores demorando mais para chegarem a um acordo, afirma o diretor-técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior.

“O tempo médio de negociação era de um mês. Hoje têm categorias que estão lutando desde o mês de maio para conseguir impedir tanto a retirada de direitos, de pautas sociais como avançar nas questões salariais ”, diz.

Fausto ressalta que as maiores dificuldades têm sido sentidas por trabalhadores de empresas públicas como os Correios e a Petrobras que estão próximas da data-base.

“A maior dificuldade nas negociações das empresas públicas se deve a postura do atual governo [Jair Bolsonaro] de reduzir direitos a qualquer custo”, afirma o diretor-técnico do Dieese.

Quem são os Técnicos Industriais: técnico em Refrigeração e Climatização

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

Este profissional é responsável por planejar e executar manutenção e instalação de máquinas e equipamentos de refrigeração industrial, comercial, residencial e automotiva, avaliar e dimensionar locais para instalação desses equipamentos e elabora projetos para instalação de refrigeração e climatização.

No mercado de trabalho atua em estabelecimentos comerciais e oficinas de refrigeração residencial e automotiva, empresas de comercialização e assistência técnica, indústria da climatização e da refrigeração residencial, comercial e industrial, da construção civil, têxtil, farmacêutica, de produtos médico-hospitalares, do transporte frigorificado e indústria em geral. Também atua em centros de dados e empresas de projetos, instalação ou manutenção de sistemas de refrigeração ou climatização.

Fonte: Ministério da Educação

Curso de Projeto de Usina Fotovoltaica 1 MW

A Fundação Solar está realizando o curso de Projeto de Usina Fotovoltaica 1 MW. Esta proposta é uma alternativa para empreendimentos com foco no autoconsumo, minimizando a injeção na rede e fomentando a possibilidade de atuação na cadeia produtiva do mercado fotovoltaico.

O curso será realizado nos dias 8, 9, 10, 11 e 14 de setembro, das 19h às 21h30min, no formato online, através da plataforma Google Meet. Para conferir a ementa do curso, clique aqui.

O valor promocional de investimento é R$ 690,00 que pode ser parcelado em até 4x via PagSeguro. Associados ao SINTEC-RS contam com desconto, investindo R$ 590,00. Pagamentos à vista ainda garantem 10% de desconto. Para se inscrever e saber mais sobre o curso, acesse o site da Fundação Solar.

Quem são os Técnicos Industriais: técnico em Metalurgia

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

Este profissional é responsável por supervisionar e controlar processos de preparação de matérias-primas e insumos, elaborar e realizar análises químicas, metalográficas, ensaios mecânicos, processos de fundição, modelagem e tratamento térmico de peças metálicas, além de inspecionar e coordenar a manutenção de equipamentos e de instalações. Também elabora projetos de ferramentas, desenvolve projetos e planos de negócios na área de produção e de comercialização.

No mercado de trabalho atua em empresas metalúrgicas e siderúrgicas, com planejamento e desenvolvimento de atividades em linhas de redução, refino, conformação e outros processos, além de indústrias metalmecânica, siderúrgica, automobilística, naval, petrolífera, de extração e beneficiamento de minérios, de tratamento de superfícies e de fundição. Também atua em empresas de construção mecânica e controle de qualidade.

Fonte: Ministério da Educação

Convênios: cursos técnicos e profissionalizantes CIETEC

Associados ao SINTEC-RS contam com todas as vantagens do cartão Masterclin, que oferece descontos de 10% nos cursos técnicos e profissionalizantes do Centro Integrado de Formação Tecnológica, CIETEC.

O CIETEC está localizado no centro de Santa Maria e combina um serviço educacional de qualidade e acessível. Para utilizar o benefício, basta apresentar o cartão Masterclin vigente e um documento pessoal (RG ou CTPS) no ato da aquisição dos serviços.

Para mais informações, entre em contato diretamente com o CIETEC pelo telefone (55) 3347-0777.

Receba os comunicados do SINTEC-RS

Para receber os comunicados e informações do SINTEC-RS por e-mail é fundamental manter os dados do seu cadastro atualizados. Para isso, acesse o formulário disponível no site e atualize suas informações de contato sempre que for necessário.

Além disso, lembre-se de sinalizar que os e-mails enviados pelo sindicato são confiáveis, marcando a opção não é Spam na sua caixa de e-mail.

Convênios: Escola Michigan Porto Alegre

Associados ao SINTEC-RS contam com descontos de até 35% nos cursos de Inglês e Espanhol da Escola Michigam de Porto Alegre. A escola de idiomas conta com diversos formatos de cursos, desde as aulas online ao vivo, aulas presenciais e aulas gravadas para revisão de conteúdo, para todas as faixas etárias.

O método Michigan “Fast American English” tem como objetivo reduzir o tempo de aprendizagem do aluno, um lançamento com exclusividade que faz sucesso em alto padrão, reduzindo em 40% do tempo convencional à aprendizagem proporcionando proficiência total na língua inglesa de acordo com os padrões internacionais.

Conheça os cursos disponíveis e saiba mais aqui.

Quem são os Técnicos Industriais? Técnico em Mecânica de Precisão

Série de publicações do SINTEC-RS apresenta modalidades de técnicos industriais!

Este profissional indica os procedimentos e sequência adequada de atividades para desmontagem e montagem de sistemas mecânicos de alta precisão, planeja os processos de manutenção de máquinas e equipamentos de precisão e diagnostica as condições dos vários elementos de máquinas que compõem sistemas de precisão. Também propõe processos de fabricação mecânica com tolerância dimensional adequada aos projetos de máquinas, equipamentos e produtos de alta qualidade e em sistemas mecânicos de precisão, além de inspeção visual e testes em instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas. Também é responsável por interpreta desenhos mecânicos.

No mercado de trabalho atua em indústrias de produtos alimentícios e bebidas, empresas que fabricam instrumentos médico-hospitalares e indústrias têxteis. Também atua em indústrias de material de transporte, de artigos de borracha e plástico, materiais compósitos e de produtos químicos. Em indústrias de mecânica e de transformação, de máquinas, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, de equipamentos de instrumentação, indústrias aeroespaciais e automobilística.

Fonte: Ministério da Educação

Resultado do sorteio Fundação Solar

Os vencedores do sorteio promovido pelo SINTEC-RS, que ofertou três vagas no curso de Projeto e Dimensionamento de Sistemas Solares Fotovoltaicos Conectados a Rede, da Fundação Solar, foram os técnicos Antonio Roberto Jardim  Machado, Maiquel Moraes da Silva e Ivanio Vargas da Rosa.

O sorteio foi realizado através da plataforma Sorteios.org na manhã de hoje, 17. No total, 13 associados se inscreveram para concorrer às vagas. Confira a relação de técnicos que participaram e o comprovante do sorteio.

Associados ao sindicato também contam com desconto de 50% no valor total do curso e as matrículas deverão ser feitas através do e-mail  matricula@fundacaosolar.com.br .

O curso tem carga horário de 20 horas e as aulas ocorrerão nas segundas, quartas e sextas, com início previsto para segunda-feira, dia 17, no turno da noite. Para saber mais, clique aqui.