SINTEC-RS participa de Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de São Leopoldo para apresentar o Projeto Reparar

Na última terça-feira, 30, o SINTEC-RS participou da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, para divulgar o projeto Reparar RS, que é realizado na cidade. Na ocasião, o presidente do sindicato, César Borges, participou da agenda e apresentou aos vereadores o projeto realizado pelas entidades representativas dos técnicos e técnicas industriais.

“O projeto Reparar essa é uma iniciativa que, desde o início desse cenário de enchentes, a gente vem discutindo sobre algumas ações que pudessem apoiar a população atingida”, explica César. A ação é resultado da parceria entre sindicato, CRT-RS, ATCEEE e ASTEC, realizada com o apoio da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt.

Além do objetivo central de reparar equipamentos e eletrodomésticos atingidos pela enchente, o projeto permite “que os alunos voluntários tenham uma aplicação prática dos conhecimentos que estão sendo aprendidos ao longo do curso técnico e é, também, um importante exercício de cidadania”, destaca César.

A apresentação do projeto aconteceu durante a Tribuna Popular, um espaço disponibilizado para que representantes de entidades, instituições e autoridades divulguem as demandas e ações da comunidade.

Confira, na íntegra, o registro da Tribuna Popular:

Projeto Reparar: faça a sua doação

Resultado da parceria entre SINTEC-RS, CRT-RS, ATCEEE, ASTEC e a Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, o projeto Reparar surge com o intuito de recuperar itens essenciais que foram impactados pelas enchentes.

Nosso objetivo é simples e poderoso: reparar equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos danificados, devolvendo funcionalidade e esperança aos lares que tanto precisam. Junte-se a nós nesta jornada de solidariedade e recuperação: apoie o projeto Reparar! Para fazer sua doação utilize a chave pix sintec@sintec-rs.com.br

Juntos, somos mais fortes!

Técnicos Industriais têm direito à restituição das contribuições sobre o aviso-prévio

Em 2021 o SINTEC-RS através de sua assessoria Jurídica, Forbrig Advogados Associados, visando resguardar os direitos de todos os membros filiados na categoria sindical e aos que futuramente ingressem ao rol da classe profissional, ingressou com uma ação coletiva cujo objetivo era a inexistência da relação jurídico-tributária que submeta os substituídos ao recolhimento da contribuição previdenciária incidente sobre o aviso prévio indenizado.

Após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ficou fixado que não há incidência de contribuição previdenciária sobre os valores percebidos a título de aviso-prévio indenizado e a condenação da parte ré à restituição dos valores recolhidos indevidamente de forma atualizada.

Portanto, os técnicos e técnicas industriais que tenham sofrido descontos decorrentes de contribuição previdenciária sobre as verbas pagas a título de aviso prévio indenizado, possuem direito à restituição desses valores, devidamente corrigidos monetariamente, limitados ao período de até 5 (cinco) anos anteriores ao ajuizamento da ação em 23/03/2021.

SINTEC-RS convoca todos os técnicos e técnicas que tenham descontos de contribuição previdenciária sobre o aviso-prévio entre 03/2016 até os dias de hoje a se habilitarem para solicitar a restituição dos valores contribuídos indevidamente em uma ação contra a União.

Aqueles profissionais que se enquadram nos critérios citados para restituição podem contatar o SINTEC-RS ou o Forbrig Advogados através dos canais de contato oficiais.

SINTEC-RS (51) 9 9301-4887

Forbrig Advogados WhatsApp (51) 9700-5857

Juntos, somos mais fortes!

SINTEC-RS participa da posse da Diretoria Executiva e Conselhos da AAFCorsan

Na quinta-feira, 11, o SINTEC-RS participou da posse da Diretoria Executiva e Conselhos da AAFCorsan, para o período 2024-2027. O diretor financeiro do sindicato, Marcelo Valandro, e o diretor de organização política e formação sindical, Mário Schmidt, participaram da agenda.

Confirma a nominata da chapa eleita:

Diretoria Executiva:

Presidente – Pedro Antonio Dall Acqua
Vice-Presidente – Humberto Cabrera Pinheiro
Diretor Social – Antônio Francisco Meireles de Mattos
Secretário – Paulo Roberto Pereira Machado
Tesoureiro – Mario Antonio Lovison Segundo
Tesoureiro – Ruy Ferreira Jobim

 

Conselho Deliberativo Titulares:

Milton Henrique do Amaral Leso
José Homero Finamor Pinto
Alexandre Susin
Nereu Vieira

 

Conselho Deliberativo – Suplentes:

Rubens de Leão Farias
Heloisa Frainer Moreira
Luis Ernesto Iglesias dos Santos
Geraldo Pereira da Silva

 

Conselho Fiscal – Titulares:

Evaldo de Tunes Lucas
Rogerio Moacir Santiago dos Santos
Renato Antônio Bonetti

 

Conselho Fiscal – Suplentes:

Carlos de Souza Leal
Mario Luiz Baldasso Agenor
Loris Fontanive

Seja voluntário no Projeto Reparar e ajudem quem precisa

O Projeto Reparar, promovido pelo SINTEC-RS em parceria com a ATCEEE, ASTEC, CRT-RS e com a Escola Técnica Frederico Schmidt continua em busca de voluntários e voluntárias! Com o objetivo de reparar equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos atingidos pela enchente, o projeto precisa de mão de obra para desenvolver as atividades necessárias.

A sua contribuição é fundamental neste momento de união e solidariedade. Vamos, juntos, apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda. Se você pode ajudar, cadastre-se clicando aqui. Alunos da escola Frederico devem realizar o cadastro via formulário disponibilizado pela escola.

Confira os horários disponíveis para as atividades ⤵️

🎯Terças-feiras das 14h às 17h30
🎯Quartas-feiras das 08h às 11h30
🎯Quintas-feiras das 17h às 19h30

✊🏼Junte-se a nós nesta jornada de solidariedade e recuperação.

Juntos somos muito mais fortes e podemos fazer a diferença na vida das pessoas que tanto precisam.

SINTEC-RS realiza reunião com a CRESOL para discutir medidas em benefício dos Técnicos e Técnicas Industriais após enchente

Na sexta-feira, 12, o SINTEC-RS participou de reunião com a CRESOL, na sede do sindicato, para tratar das possibilidades que a Cooperativa pode oferecer aos Técnicos e Técnicas Industriais. Na ocasião, o diretor financeiro Marcelo Valandro participou da agenda.

Diante da enchente que atingiu todo o estado, a CRESOL informou uma série de medidas em benefício dos cooperados, como a linha de crédito emergencial e a renegociação de dívidas. A Cresol é uma Cooperativa de crédito solidária com portfólio completo de soluções financeiras.

Durante a reunião, Elias Konzen, representante da CRESOL, apresentou algumas das medidas da Cooperativa. O Crédito Calamidade faz parte das políticas temporárias especiais de recursos próprios para associados CRESOL residentes no estado do Rio Grande do Sul, afetados pelas chuvas e enchentes extremas ocorridas desde o final de abril de 2024. Entenda como funciona:

Crédito Calamidade – pré fixado

  • sem incidência de indexador;
  • em até 48x;
  • taxa a partir de 1,75% a.m;
  • carência de até 6 meses.

Conheça mais sobre as possibilidades que a CRESOL oferece em www.cresol.com.br.

Vaga de emprego: SBI RS está contratando Técnico em Mecânica

A SBI RS, localizada na cidade de Esteio, está contratando profissionais para duas vagas na área de inspeção veicular e tanques:
Técnico Mecânico
  • Requisitos: formação técnica na área ou cursando, com experiência em inspeção veicular
  • Benefícios: plano de carreira, assistência médica, VT e refeitório no local
  • Salário inicial: R$2.774,00 à R$4.200,00
Os candidatos interessados deverão enviar CV atualizado, com informações de contato, para financeiro@sbirs.com.br. 

Projeto Reparar já concluiu a limpeza e manutenção de três equipamentos na primeira semana de atividades

Nesta segunda-feira, 15, os voluntários e voluntárias do projeto Reparar iniciaram as atividades de limpeza e manutenção dos eletrodomésticos recebidos e já concluíram o trabalho em três equipamentos. As equipes estão atuando durante toda a semana, na Escola Técnica Frederico Schmidt, em São Leopoldo.

“Os equipamentos já estão limpos, testados e em funcionamento, aptos a serem devolvidos aos proprietários”, destaca César Borges, presidente do SINTEC-RS e voluntário no projeto. Nos próximos dias, os voluntários devem entregar os equipamentos prontos e receber novos aparelhos para limpeza e manutenção. A entrega e a retirada dos equipamentos são feitas diretamente na escola, pelos proprietários.

Projeto Reparar RS

O projeto Reparar é resultado da Campanha de Solidariedade promovida pelas entidades representativas dos técnicos e técnicas industriais SINTEC-RS, CRT-RS, ASTEC e ATCEEE e, em especial, da parceria com a escola Frederico Schmidt, que vai sediar a realização das atividades de voluntariado.

O objetivo do projeto é reparar equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos atingidos pela enchente, devolvendo funcionalidade e esperança aos lares que tanto precisam.

Seja voluntário

Para ser um voluntário ou voluntária basta entrar em contato com a gente ou preencher um dos formulários disponíveis, clicando aqui.

Se você for aluno da Escola Frederico Schmidt, precisa preencher o formulário exclusivo da escola, que pode ser solicitado diretamente com os professores.

Confira os horários disponíveis para as atividades ⤵️

🎯Terças-feiras das 14h às 17h30
🎯Quartas-feiras das 08h às 11h30
🎯Quintas-feiras das 17h às 19h30

✊🏼Junte-se a nós nesta jornada de solidariedade e recuperação.

Juntos somos muito mais fortes e podemos fazer a diferença na vida das pessoas que tanto precisam.

Informativo Sindical de Junho

A edição de junho do nosso Informativo Sindical já está disponível!

Clique aqui e confira as notícias do SINTEC-RS.

PREVIC anuncia concessão do prazo de 60 dias para oposição às alterações no Estatuto da Funcorsan

Após mobilização da AAFCorsan, em conjunto com o SINTEC-RS, Sindiágua/RS, SENGE/RS e SINDAERGS, a PREVIC comunicou a concessão do prazo de dois meses para debates em torno das alterações no Estatuto da Funcorsan.

Com isso, todos os participantes terão 60 dias para exercer seu direito de oposição às alterações estatutárias, desde que bem fundamentadas as contraposições. 

A AAFCorsan recebeu, na última sexta-feira, 12, um ofício da PREVIC indicando a concessão do prazo. Parar acessar o ofício na íntegra, clique aqui.