Começa a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea
De 14 a 21 de dezembro são desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores.
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei nº 11.930 em 2009, ocorre de 14 a 21 de dezembro e tem o objetivo de promover o esclarecimento e a conscientização sobre a doação e o transplante de medula de óssea.
De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME, o número de pacientes na fila de espera para o transplante é 850. O transplante pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.
O SINTEC-RS, em parceria com o Instituto Pietro, fundado para dar visibilidade sobre importância de ser doador de medula, convida a categoria dos Técnicos e Técnicas Industriais, bem como, toda a sociedade, para ajudarem nesta luta!
Para entrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, basta ir ao hemocentro de sua região, informar que quer ser um doador de medula óssea e coletar 10 ml de sangue.
Quem pode doar?
Há alguns critérios definidos pelo Ministério da Saúde para o processo de doação, como por exemplo, ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue com cinco ml para testes de compatibilidade. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Instituto Pietro
O Instituto Pietro, inaugurado em Porto Alegre em 2019, é especializado em doação de medula óssea e sediado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – um dos centros referência em transplante de medula óssea do país.