Dia Mundial do Doador de Sangue: vamos doar?

No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue! Além disso, durante todo o mês de junho a campanha Junho Vermelho chama a atenção para a importância de doar sangue regularmente. 

Doar sangue é um ato de solidariedade e uma única doação pode salvar até quatro vidas. Durante a pandemia, as doações tiveram uma redução, estimada pelo Ministério da Saúde, de 15% a 20% em comparação com o ano de 2019. Em algumas regiões do país, o estoque dos bancos de sangue chegou a cair 40%.  

VAMOS DOAR?

Ao longo do mês de junho o SINTEC-RS irá incentivar a doação de sangue em apoio à campanha Junho Vermelho. Doe sangue, registre o momento e marque o SINTEC-RS nas redes sociais para, juntos, formamos uma grande rede de solidariedade e incentivo às doações. Além disso, desafie mais duas pessoas a fazerem o mesmo.

COMO DOAR?

Mesmo durante a pandemia da COVID-19, os hemocentros precisam da doação dos voluntários e, para isso, reforçaram as medidas de higiene e distanciamento social. De acordo com o Ministério da Saúde, além de estar em boas condições de saúde, também é necessário:

👆 Ter entre 16 e 69 anos de idade;

🚫 Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas;

💪 Estar alimentado;

🍎 Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

👉 Ter mais de 50kg;

😄 Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; 

Por conta da pandemia, os hemocentros e bancos e sangue estão atendendo por agendamento e com limite de pessoas por horário. Para saber mais informações e agendar a sua doação, entre em contato com o banco de sangue mais próximo. Você pode conferir a lista dos locais de doação em todo o estado clicando aqui.