DIEESE: a privatização da Eletrobras e o risco para a soberania energética do país

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, DIEESE, elaborou um material que aponta os riscos para a soberania energética do país com a privatização da Eletrobras. A estatal é a maior empresa do setor na América Latina, a segunda maior do mundo em geração de energia hidráulica e a terceira em termos de matriz energética limpa e renovável.

O projeto de privatização está na contramão do que ocorre ao redor do mundo: nos últimos anos, foram mais de 370 reestatizações, principalmente em países desenvolvidos. De acordo com a publicação do DIEESE, no sistema brasileira a Eletrobras representa 30% da geração de energia e 45% das linhas de transmissão. Entregar um setor estratégico para a iniciativa privada representa retrocessos irreparáveis, como a perda da segurança energética e da soberania nacional.

Confira aqui a publicação do DIEESE na íntegra e vamos, juntos, defender a Eletrobras pública, como fonte de energia elétrica acessível para brasileiros e brasileiras.