Já são mais de 500 mil vidas perdidas para a COVID-19

No último sábado, 19, o Brasil ultrapassou a marca de 500 mil mortes por COVID-19. Já são mais de meio milhão de vidas perdidas, além de incontáveis familiares e amigos que sofrem a perda de seus entes queridos. Uma marca triste na história do país. São vidas de brasileiros e brasileiras que foram interrompidas por uma doença para a qual já existe vacina.

Em meio ao caos de uma crise sanitária mundial, uma onda de fake news, desinformação e defesa de medicação e tratamentos sem eficácia comprovada também se espalhou pelo país, promovida com persistência pelo governo Bolsonaro. Um descaso para com a gravidade da pandemia e, também, para com a vida da população. O contexto atual do país é o reflexo da ausência de um plano nacional de resposta à pandemia por parte do Ministério da Saúde e do Governo Federal.

Diante deste cenário, o SINTEC-RS se solidariza com os familiares e amigos de cada uma das vítimas de COVID-19. Os dados da pandemia são lamentáveis, mas é fundamental não esquecer que representam muito mais do que apenas números: são mães, pais, filhos, irmãos, avós, amigos e amores. São vidas que partiram, que se apagaram.

Em tempo, novamente o SINTEC-RS reitera a defesa pela vacinação de todos e todas! Somente através da ciência e da vacina será possível enfrentar esta pandemia. Não há mais espaço para falas distorcidas, que minimizem o impacto da COVID-19 no Brasil e que promovam o uso de medicamentos ou tratamentos comprovadamente ineficazes.