Novembro Azul: mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata
Em novembro ocorre a campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul. A ação ocorre mundialmente e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
De acordo com o Ministério da Saúde, “o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas”. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e, por isso, é tão importante que homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos, sem estes fatores, procurem o urologista e façam exames regularmente.
Alguns dos sintomas, que aparecem quando a doença já está em estágio avançado, são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, entre outros. Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata conta altos índices de cura, mas, conforme destaca o Instituto Lado a Lado pela Vida, “por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estágios mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos”.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?, que apresenta informações sobre o câncer de próstata e busca incentivar a procura por profissionais de saúde.