Privatização da Eletrobras vai gerar prejuízo de R$ 400 bilhões ao Brasil em 20 anos

A privatização da Eletrobrás vai cobrar um preço alto da economia brasileira por muito tempo. Segundo projeções, o custo de capitalização da estatal pode causar prejuízos de R$ 400 bilhões ao país, em 20 anos.

A maior parte desse montante, R$ 300 bilhões, vai sair do bolso dos brasileiros, através do aumento na conta de luz.

Com a crise hídrica e fatiamento do sistema integrado nacional, haverá necessidade de alternativas para geração de energia.

Com a necessidade de contratação das usinas termoelétricas, a primeira alternativa depois das hidrelétricas, serão mais R$ 50 bilhões adicionais aos custos nas tarifas, no período de duas décadas.

Além disso, haverá gastos adicionais de R$ 30 bilhões nesse período com reserva de mercado para pequenas centrais hidrelétricas.

Também serão R$ 20 bilhões referentes à renovação de contratos antigos de geradoras pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Impacto em cadeia na economia

A energia elétrica é um fator central não apenas nas residências dos brasileiros, como também para empresas grandes, médias e pequenas.

Energia mais cara representa encarecimento de quase tudo, já que ela é essencial para todos.

Com a eletricidade mais cara, há uma tendência que o comércio e a indústria repassem esses custos para os produtos.

Caso esse repasse não seja sobre os produtos, isso deve afetar diretamente os empregos, promovendo uma diminuição ainda maior nas vagas disponíveis, aumentando também o número de demissões.

Assim, um ciclo de enfraquecimento generalizado da economia se estabelece.

A incapacidade da população de pagar por tais produtos e serviços mais caros resulta em diminuição no consumo.

Diminuição do consumo gera menor produtividade, gerando menos empregos, reduzindo ainda mais capacidade do brasileiro em comprar e deixando o país, como um todo, ainda mais pobre.

Segundos pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2021, o consumo das famílias brasileiras em 2020 caiu 5,5%, chegando ao pior resultado dos últimos 24 anos. O consumo das famílias é um dos indicadores usados para montar o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o IBGE, o PIB de 2020 teve uma queda de 4,1%, também a pior das duas últimas décadas.

Privatizar a Eletrobras é um tiro no nosso pé

Abrir mão do controle de um recurso tão essencial como eletricidade significa tornar a economia do Brasil dependente de interesses privados, para os quais interessa apenas o lucro. Não há compromisso com os brasileiros.

Além de vender uma empresa que gere um grande patrimônio nacional, composto de recursos naturais e grande infraestrutura, a privatização da Eletrobras também vai nos sujeitar às “marés” do mercado, tornando a economia nacional refém de interesses meramente econômicos.

Fonte: SINTEC-RS