Programa Novos Caminhos impulsiona a educação profissional e tecnológica
Dividido em três eixos, programa tem como meta aumentar em 80% o número de matrículas no setor.
Fonte: Ministério da Educação
O programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, pretende ampliar as oportunidades na educação profissional e tecnológica, com foco nas demandas do mercado de trabalho e nas profissões do futuro. Lançado na última terça-feira, 8 de outubro, o programa tem como principal público-alvo os jovens que não trabalham nem estudam.
Conforme divulgação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), isso representa 11,1 milhões de pessoas com idades de 15 a 29 anos no país. A estimativa do MEC é incrementar 80% das matrículas na educação técnica e profissional até 2023, subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões de matrículas. Para isso estão previstas ações divididas em três eixos: Gestão e Resultados, Articulação e Fortalecimento, e Inovação e Empreendedorismo.
Melhorias na regulação da oferta de cursos técnico, formação de professores e ampliação da oferta de cursos profissionais e técnicos são algumas das iniciativas que o programa prevê. Em coletiva de imprensa realizada no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, o ministro da educação destacou que a educação profissional é mais uma oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre o programa na página do Novos Caminhos no Portal do MEC.