Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas lança cartilha Fakes & Fatos

Publicação esclarece o que é ou não realidade sobre o papel e a importância das empresas públicas no Brasil.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas produziu e disponibilizou a cartilha Empresas Públicas: Fakes & Fatos, com o objetivo de explicar a importância de manter e valorizar as estatais. No total, a cartilha apresenta 10 itens que esclarecem questões sobre lucratividade, concorrência, corrupção e soberania nas empresas públicas.

Acesse aqui o material e confira 10 fakes e fatos que envolvem as estatais. 

SINTEC-RS participa de reunião com a Corsan sobre curso de capacitação

Curso de nivelamento deve ser voltado para técnicos da empresa.

O SINTEC-RS participou na tarde desta segunda-feira, 28, de reunião no prédio da Corsan para discutir o desenvolvimento de um curso de capacitação e nivelamento para os técnicos industriais que atuam na empresa.

Os Diretores Marcelo Valandro, Paulo Brum e Rodrigo Gomes estiveram no local. Participaram também da reunião, representando a empresa, a superintendente da Unicorsan, Luciana Wagner, Juliana Borba – Gestora do Departamento de Educação Corporativa e Eliane Simões – coordenadora do projeto técnico.

Durante a reunião os representantes do SINTEC-RS comunicaram a demanda dos técnicos da Corsan, que buscam a realização do curso de nivelamento voltado para a categoria e que atenda suas especificidades.

A partir do que foi deliberado em reunião, está sendo verificada a possibilidade de firmar um Termo de Cooperação Técnica, através da UniCorsan, para viabilizar a implementação do curso.

O SINTEC-RS informa que manterá o diálogo com a Corsan para dar continuidade ao planejamento e execução do curso.

SINTEC-RS participa da 34ª MOSTRATEC

Sintec-RS e demais entidades representativas dos técnicos industriais estiveram presentes na feira.

A 34ª edição da Mostratec, maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, ocorreu de 22 a 24 de outubro deste ano, no Centro de Eventos da FENAC, em Novo Hamburgo. Durante todos os dias de evento o SINTEC-RS esteve no local, divulgando seu trabalho em defesa dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul.
O movimento dos técnicos industriais também esteve na feira e o sindicato ocupou o stand 8A, juntamente com a Federação Nacional dos Técnicos Industriais, Fentec, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, CFT, e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, CRT-RS.
A cerimônia de encerramento e premiação foi realizada nesta sexta-feira, 25, no Teatro FEEVALE. Mais uma vez o SINTEC-RS entregou o Prêmio Sintec de Inovação Tecnológica, apoiando os jovens cientistas que se dedicam a pesquisa e inovação.

Veja a galeria de fotos do evento:

Alunas do curso Técnico em Mecânica da Fundação Liberato divulgam vaquinha para apresentar projeto em feira na Turquia

Jovens desenvolveram dispositivo de Auxílio à Marcha de Crianças com Mielomeningocele Nível Lombar Baixo e foram credenciadas para participar da feira OKSEF.

Larissa da Silva Müller e a Pamela Hanna Bücker, alunas do curso Técnico em Mecânica da Fundação Liberato, desenvolveram um projeto de pesquisa nas áreas de tecnologia assistiva e engenharia mecânica chamado Mielowalker. Com o protótipo do dispositivo, ganharam credenciais para participar de uma importante feira científica na Turquia e agora estão buscando recursos para viabilizar a viagem.

As estudantes ficaram em primeiro lugar na área das Engenharias na Feira Científica e Tecnológica de Capiatá (Fecientcap), no Paraguai, evento em que conquistaram as credenciais para a feira OKSEF, que ocorrerá na Turquia, em junho de 2020.

Com o credenciamento garantido, elas estão promovendo uma vaquinha para arrecadar R$ 17 mil para custear as passagens, hospedagem e alimentação.

Acesse o site da vaquinha, saiba mais sobre o projeto Mielowalker e apoie esta causa.

SINTEC-RS e ATCEEE realizam 7° SERTEC

Evento foi concomitante com a realização da 34ª edição da Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada pela Fundação Liberato.

O SINTEC-RS, em parceria com a ATCEEE, realizou nesta terça-feira, 22, o 7° SERTEC – Seminário Regional dos Técnicos Industriais do Grupo CEEE. Cerca de 60 participantes estiveram no evento e a apresentação de trabalhos ocorreu durante a manhã.

O Presidente do SINTEC-RS, Marcelo Valandro, o Presidente da ATCEEE, Waldecy Avila, e o Presidente em exercício do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, falaram durante a abertura do seminário.

Fábio Oliveira, Rudnei Freitas, Matheus Flores Luz e Jéferson de Oliveira apresentaram trabalhos com temas relacionados às atividades do Grupo CEEE.

No período da tarde os participantes visitaram os estandes da 34ª MOSTRATEC, feira de trabalhos técnicos e científicos realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo.

Neste ano, a Mostratec contou com 755 projetos, divididos entre 420 na Mostratec e 355 na Mostratec Júnior, apresentados por jovens cientistas de 21 países.

Veja a galeria de fotos do 7° SERTEC:

Programa Novos Caminhos impulsiona a educação profissional e tecnológica

Dividido em três eixos, programa tem como meta aumentar em 80% o número de matrículas no setor.

Fonte: Ministério da Educação

O programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, pretende ampliar as oportunidades na educação profissional e tecnológica, com foco nas demandas do mercado de trabalho e nas profissões do futuro. Lançado na última terça-feira, 8 de outubro, o programa tem como principal público-alvo os jovens que não trabalham nem estudam.

Conforme divulgação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), isso representa 11,1 milhões de pessoas com idades de 15 a 29 anos no país. A estimativa do MEC é incrementar 80% das matrículas na educação técnica e profissional até 2023, subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões de matrículas. Para isso estão previstas ações divididas em três eixos: Gestão e Resultados, Articulação e Fortalecimento, e Inovação e Empreendedorismo.

Melhorias na regulação da oferta de cursos técnico, formação de professores e ampliação da oferta de cursos profissionais e técnicos são algumas das iniciativas que o programa prevê. Em coletiva de imprensa realizada no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, o ministro da educação destacou que a educação profissional é mais uma oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o programa na página do Novos Caminhos no Portal do MEC.

Outubro Rosa: Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela.

O Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização e prevenção do câncer de mama, busca divulgar informações e promover ações voltadas para o cuidado com a saúde das mamas. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são responsáveis pela elaboração da campanha em nível nacional e, neste ano, as ações reforçam os três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Nos últimos anos, o INCA tem trabalhado com a população feminina a importância de estar alerta a qualquer alteração suspeita nas mamas. Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde lançou, em parceria com o INCA, a 5ª edição da cartilha Câncer de mama: vamos falar sobre isso?, que busca tratar abertamente o tema, ajudar a esclarecer mitos e verdades e diminuir o temor associado a doença através da informação.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. Faça o autoexame regularmente. Previna-se!

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais na mama, que formam um tumor. É o segundo câncer mais frequente em mulheres no país.

Sintomas

O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor. Outros sinais de câncer de mama são: pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações nos mamilos, saída espontânea de líquido das mamas e pequenos nódulos no pescoço ou axilas.

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes podem estar relacionados ao surgimento da doença, como o envelhecimento. Além disso, existem fatores relacionados a vida reprodutiva da mulher, como idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado e a idade em que entrou na menopausa. Outros fatores de risco são: histórico familiar da doença, consumo de bebida alcoólica, excesso de peso e sedentarismo.

Prevenção

Alguns fatores podem atuar na prevenção do câncer de mama, como peso corporal adequado, prática de atividade física regular e alimentação adequada. Além disso, a amamentação é considerada um fator protetor. Estima-se que estes fatores podem reduzir em 28% o número de casos de câncer no Brasil.

Acesse aqui a cartilha do Ministério da Saúde para mais informações.
Fonte: Ministério da Saúde

Assinatura ACT 2019/2020 Grupo CEEE

O SINTEC-RS participou, no dia 07 de outubro, de audiência de mediação que discutiu o ACT 2019/2020 com o Grupo CEEE.

Durante a audiência foi realizada a devida comunicação à mesa de negociação sobre a aprovação da proposta apresentada pela empresa em assembleias gerais da categoria.

Ainda na audiência os representantes da empresa afirmaram que pretendem normalizar o pagamento do vale alimentação/refeição o mais breve possível e que a assinatura no novo acordo terá caráter retroativo a contar de 01 de outubro de 2019.

Na manhã do dia 08 de outubro, o presidente do SINTEC-RS, Marcelo Valandro, efetuou a assinatura dos Acordos Coletivos com a CEEE-D e CEEE-GT para o período 2019/2020.

Oportunidade de emprego

Oportunidade de emprego para eletrotécnico no Grupo RBS!
Interessados enviar currículo para raquel.santiago@gruporbs.com.br