OPINIÃO | Rede de apoio e interligação entre entidades torna os técnicos industriais profissionais capazes de fazer cada vez mais, por Maria Luiza Pereira

A Associação dos Técnicos da CEEE se constitui em 1966 pelo desejo dessa classe de trabalhadores em alcançar melhorias profissionais que, muito além da questão econômica, buscavam acima de tudo a valorização do seu labor.

Posicionado entre os cargos de alta administração e aqueles de natureza operacional e administrativa, os técnicos de nível médio já percebiam que somente com a união de esforços seria factível transformar tal característica em reconhecimento corporativo efetivo.

Hoje, passados 58 anos, vemos como frutificaram tais ideais!

A história do Sindicato dos Técnicos Industriais é um grande exemplo deste êxito, que também se valeu da comunhão com entidades coirmãs ou assemelhadas para ampliar ainda mais o conceito do técnico industrial, hoje reconhecida como profissão essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade.

A criação do Conselho dos Técnicos Industriais em 2018 se configurou como o coroamento desta conjunção de esforços; nacionalmente os técnicos unidos em torno de um objetivo comum enfrentaram um cenário adverso, mas alcançaram sua independência organizacional, constituindo um Conselho com autonomia para a orientação, disciplina e fiscalização da própria profissão.

Sigamos assim, irmanados e dispostos a ampliar ainda mais a rede de apoio e interligação que tornam os técnicos industriais profissionais capazes de realizar muito além daquilo que um dia estava apenas no mundo dos sonhos.