SINTEC-RS realiza ato em defesa da Escola Técnica Estadual Parobé, no Dia do Técnico Industrial

Na manhã desta segunda-feira, 23, o SINTEC-RS realizou um ato em defesa da Escola Técnica Estadual Parobé, que ainda sofre com os impactos da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio. O momento reuniu estudantes, lideranças políticas, representantes do CRT-RS e professores da escola, em um abraço simbólico para marcar a luta pela reestruturação da instituição.

César Borges, presidente do SINTEC-RS, destacou que o sindicato “tem como uma de suas finalidades e prerrogativas a busca constante pela valorização da categoria através do fortalecimento do Ensino Técnico e de toda a sua estrutura de formação, e entende como urgente a consolidação de ações e um plano de investimentos que atendam às demandas e necessidades de reestruturação observadas na Escola Técnica Estadual Parobé”. Os diretores Marcelo Valandro e Paulo Motta também participaram da agenda.

Atualmente a Escola Técnica Parobé está operando sem a devida estrutura para o desenvolvimento das atividades dos cursos. Além disso, os alunos e alunas estão impossibilitados de realizar aulas e atividades práticas, fundamentais para a formação dos mesmos, diante das especificidades de cada curso. Com isso, o investimento em ações voltadas para a reestruturação da Escola, bem como, para a promoção de melhorias necessárias para a realização das atividades, é urgente.

O Brasil, e em destaque o Rio Grande do Sul, conta com milhares de técnicos e técnicas industriais, nos mais variados setores da economia e das ciências, responsáveis por relatórios, inspeções, projetos, operação e supervisão, notória e amplamente reconhecidos pela alta qualidade no serviço executado. Diversos profissionais expoentes no empreendedorismo possuem formação firmada em escola técnica. Nossa sociedade reconhece e confia nos Técnicos e Técnicas Industriais que estão no mercado de trabalho e a rede de escolas técnicas do Rio Grande do Sul oferece uma ampla gama de formação em todas as áreas científicas.

A Deputada Estadual e Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na ALRS, Sofia Cavedon, também participou do ato e defendeu a importância de investimentos no ensino técnico. Pedro Miguel Jacobs, do 39° Núcleo do CPERS, também participou da ação e destacou a importância das escolas técnicas da rede pública para a formação de profissionais qualificados.

Após, o SINTEC-RS protocolou junto ao gabinete da Deputada Sofia Cavedon e do Deputado Miguel Rossetto o documento que reúne as principais reivindicações em prol da Escola Técnica Parobé. A ação faz parte da agenda permanente do sindicato em defesa do ensino técnico.

Confira algumas fotos: