Boletim de conjuntura DIEESE: Brasil pós eleições

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, DIEESE, aponta alguns desafios que precisam ser enfrentados com assertividade para a retomada do crescimento sustentável e para a melhora das condições de vida da população após as eleições de 2022. A análise faz parte do boletim de conjuntura BRASIL PÓS ELEIÇÕES: DESAFIOS DE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO COM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA.

“Dada a magnitude do que será preciso recompor (do orçamento da União ao desenho e implementação de políticas públicas), é de se esperar que os próximos quatro anos possam significar também necessária reconfiguração do governo federal, no sentido de ampliação da participação popular, inovação nas políticas de educação, saúde, incentivos à atividade produtiva e ao consumo, em bases cooperativas e solidárias”, aponta o DIEESE.

Discutindo o cenário externo recessivo e o comportamento do mercado de trabalho, além da fome e da pobreza no país, o Departamento ainda destacou o papel decisivo do movimento sindical e dos movimentos sociais na defesa dos interesses e direitos da classe trabalhadora.

Para acessar o boletim completo, clique aqui.