França anuncia reestatização da companhia elétrica EDF para lidar com crise energética

A reestatização de empresas já é uma tendência em todo o mundo e, recentemente, a França anunciou estatização de companhia elétrica EDF para lidar com crise energética que se espalha em todo o continente. O Estado francês já controlava a EDF, com 84% das ações da empresa e agora quer 100% do capital.

O anúncio da reestatização da empresa foi feito pela primeira-ministra Élisabeth Borne ao Parlamento de Paris e, após o discurso de Borne, as ações da EDF listadas na Bolsa de Valores de Paris subiram mais de 5,5%.

A volta sob exclusivo controle público da empresa energética tem motivos estratégicos: de acordo com a primeira-ministra, o objetivo é garantir a soberania francesa durante a guerra na Ucrânia, além de aumentar a segurança de suas reservas de energia.

Essa tendência é o resultado do que diversos países têm percebido: as privatizações não funcionam, pois encarecem e reduzem a qualidade dos serviços, atrapalhando o desenvolvimento.

Um levantamento feito pela ONG TNI mostra que, nos últimos 20 anos, 924 serviços foram reestatizados e outros 484 novos serviços estatais foram criados, em 58 países, especialmente nos mais ricos e desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, Noruega e até nos Estados Unidos.

O caso recente da França é mais um exemplo de que não devemos ir na contramão do mudo moderno e repetir privatizações fadadas ao fracasso.