SINTEC-RS apoia participação de estudantes do Ensino Técnico em feira internacional de iniciação científica

O SINTEC-RS apoiou a participação das estudantes Giulia Vignochi da Silva, 20, e Júlia Rafaela Rodrigues, 19, na Expo Nacional Milset Brasil 2022 – feira internacional de iniciação científica que reuniu projetos de países como Paraguai, Colômbia, Chile e México entre os dias 25 e 28 de maio, em Fortaleza, no Ceará.

No total, foram 500 projetos inscritos e 120 selecionados. As estudantes da escola Frederico Schmidt, orientadas pelo professor Marcos Freire Machado, foram premidas com o primeiro lugar na área de ciências da saúde com o projeto Udemit: o uso de descargas elétricas nos membros inferiores para o tratamento do freezing da marcha em pacientes com doença de Parkinson II. Além do primeiro lugar, as estudantes ainda conquistaram o credenciamento do projeto para a Feira Nacional de Ciências e Engenharia, CIENTEC.

Para o professor Marcos Machado, que agradeceu o apoio do SINTEC-RS, “o conhecimento científico é importante para a formação do sujeito na sua integralidade e imprescindível para a sociedade”.

O apoio do sindicato para a participação das estudantes na feira faz parte da agenda permanente do SINTEC-RS em defesa do Ensino Técnico.

Udemit

O projeto desenvolvido tem o objetivo de auxiliar o dia a dia de portadores Doença de Parkinson com sintomas de congelamento de marcha ou “freezing of gair”. A Doença de Parkinson afeta cerca de 200 mil pessoas com mais de 65 anos no Brasil e o congelamento da marcha é um fenômeno clínico único caracterizado por breves episódios de inabilidade de caminhar ou por passos extremamente curtos que ocorrem tipicamente no início da marcha. Para atuar no sintoma de freezing a pesquisa aborda o desenvolvimento de um dispositivo programado com estímulos elétricos que auxiliará os pacientes a voltar a andar após um momento de congelamento da marcha.

Estudantes buscam apoio para feira que ocorrerá em novembro

Com o credenciamento do projeto para a Feira Nacional de Ciências e Engenharia, CIENTEC, que ocorrerá em novembro, no Peru, as estudantes já estão em busca de apoio da comunidade para o custeio de passagens e hospedagem. Se você quiser contribuir, pode entrar em contato com o orientador do projeto, Marcos Machado, pelo número (51) 9906-9154.