SINTEC-RS participa de lançamento da Frente Parlamentar que defende trabalhadores terceirizados

Na tarde desta terça-feira, 18, o SINTEC-RS participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Terceirizados do RS, realizado no Salão Júlio de Castilhos, na ALRS. A Frente é de proposição conjunta da deputada Bruna Rodrigues e do deputado Jeferson Fernandes e tem o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.

O evento reuniu representantes de centrais sindicais, associações de servidores públicos e de federações, representantes de trabalhadores da iniciativa privada e dirigentes sindicais. Após o lançamento da Frente, o diretor presidente do SINTEC-RS, César Borges, entregou aos deputados Bruna Rodrigues e Jeferson Fernandes um estudo solicitado pelo sindicato que apresenta as problemáticas da terceirização no setor elétrico nacional.

Elaborado pelo economista, assessor sindical e diretor do Instituto Ilumina, Gustavo Teixeira, o estudo apresenta os principais dados que corroboram o caráter negativo das terceirizações, considerando a precarização das condições de trabalho, reduções salariais e, ainda, a estratégia de desmobilização e desconstrução da representatividade sindical.

A terceirização está diretamente relacionada com precarização das condições de trabalho, que, por sua vez, tem implicações na qualidade do serviço prestado. Considerando o setor energético, estas implicações na qualidade do serviço afetam a demanda da sociedade por um serviço essencial, que é a energia elétrica. Além disso, tal precarização interfere na segurança do trabalho.

“A Frente irá estudar essa onda da terceirização no estado e servir de espaço para denúncias das arbitrariedades e abusos que ocorrem neste campo. Queremos, inclusive, investigar se este fenômeno se relaciona com o trabalho análogo à escravidão”, destacou Jeferson Fernandes. O estudo solicitado pelo SINTEC-RS foi entregue aos deputados para ser utilizado pela Frente.

Confira algumas fotos: