Outubro Rosa 2022: quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura

Durante todo o mês de outubro ocorre o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa. A ação alerta as mulheres e a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de compartilhar informações sobre o tema.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “o objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”. Causado pela multiplicação desordenada das células da mama, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e, de acordo com o INCA, ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

O foco da campanha está na prevenção primária, que promove ações para reduzir os fatores de risco, e a detecção precoce da doença. É fundamental prestar a atenção aos sintomas e os principais sinais suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Para saber mais sobre prevenção e possíveis sintomas, confira a cartilha Câncer de mama: vamos falar sobre isso? atualizada para a campanha de 2022.