Sindicatos obtêm proposta para Acordo Coletivo da Corsan, em mediação no TRT4

SINTEC-RS informa que na última sexta-feira, 9 de junho, após mais de 6h de negociação com a Corsan no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), os sindicatos presentes na mediação obtiveram uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho que poderá ser apreciada em assembleia a ser convocada.

Na ocasião, os sindicatos apresentaram as reivindicações definidas no último encontro de representantes sindicais, realizado na terça-feira, 6. Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras conquistaram avanços com a manutenção de todas as cláusulas existentes com reposição integral do INPC e, em caso de concretização da privatização, uma garantia de emprego por 18 meses – com possibilidade de conversão em indenização, caso o empregado opte pelo desligamento.

Aos inativos, a empresa arrematante, caso finalize a compra da Corsan, se comprometeu com a manutenção do plano de saúde por 36 meses, nas mesmas condições de participação do atual IPE Saúde. Após as extensas negociações, ficou acordado em mesa que a Corsan apresentará aos sindicatos a proposta redigida no início desta semana, para que sejam convocadas as assembleias com a categoria para apreciação.

Em tempo, esclarecemos que em relação à Ação Civil Pública nº 002093286.2022.5.04.0006, referenciada na ata, a decisão sobre a perda de objeto é premissa do julgador, e não do sindicato.

Para acessar a Ata da mediação, clique aqui.