Atendimento SINTEC-RS
O SINTEC-RS informa que, devido ao feriado, não haverá atendimento na sexta-feira, 29 de março. Retornaremos na segunda-feira, 1º de abril.
O SINTEC-RS informa que, devido ao feriado, não haverá atendimento na sexta-feira, 29 de março. Retornaremos na segunda-feira, 1º de abril.
Na última sexta-feira, 22, o SINTEC-RS participou da sessão solene em homenagem ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. De proposição do deputado Giovani Cherini, o momento reuniu deputados, presidentes, diretores, conselheiros, funcionários e técnicos industriais registrados no Sistema CFT/CRTs, além de autoridades, representantes de conselhos federais das profissões regulamentadas, estudantes e imprensa.
A homenagem resgatou a luta histórica da categoria para a criação do conselho próprio, instituído por meio da Lei Federal N.º 13.639, de 26 de março de 2018. Os diretores Marcelo Valandro e Fábio Almeida acompanharam o evento, como conselheiros. Ambos são conselheiros federal e regional no Sistema CFT/CRTs, respectivamente.
Confira algumas fotos:
A edição de fevereiro do nosso Informativo Sindical já está disponível!
Clique aqui e confira as notícias do SINTEC-RS.
O SINTEC-RS informa que, devido à necessidade de desinsetização da sede do sindicato, o atendimento encerrará às 15h30 nesta sexta-feira, 15 de março.
O fortalecimento do sindicato está diretamente ligado à participação da categoria e às fontes de financiamento do movimento sindical, pois as entidades sindicais precisam de recursos para atuar em defesa dos trabalhadores e garantir a manutenção dos direitos e interesses das categorias profissionais que representam.
Os sindicatos foram, e continuam sendo, fundamentais na conquista de melhores condições de vida e trabalho e, portanto, apoiar o sindicato é apoiar a luta dos técnicos e técnicas industriais. O SINTEC-RS atua diariamente pela valorização dos técnicos e técnicas industriais, negocia Acordos e Convenções Coletivas, promove e participa de mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, realiza ações em empresas e escolas técnicas de todo o Rio Grande do Sul, além de atuar pela valorização do ensino técnico e apoiar projetos de pesquisa e feiras científicas nas escolas.
Todas estas ações demandam recursos financeiros e o apoio da categoria. Atualmente existem quatro formas de contribuição que mantém financeiramente as entidades, garantindo a sua capacidade de atuação:
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
É a contribuição pela qual o profissional se sindicaliza, sendo a contribuição que os técnico e técnicas fazem mensalmente ao seu sindicato. A mensalidade paga pelos associados ao SINTEC-RS é o que possibilita a atuação da entidade nas principais demandas em defesa da categoria. Essa contribuição dá direito a uma série de benefícios que o SINTEC-RS oferece aos seus associados.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
É uma contribuição anual e opcional devida a todos os trabalhadores da categoria. Essa contribuição, também chamada de Imposto Sindical, é imprescindível para garantir a sustentabilidade de nossa entidade e manter sua capacidade de atuação na defesa dos interesses de nossa categoria profissional.
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
Essa contribuição tem como objetivo custear todas as despesas decorrentes da participação da entidade nas negociações coletivas. É estabelecida por meio de Acordo ou Convenção Coletiva e aprovada em assembleia geral da categoria.
CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA
É definida em assembleia geral e visa subsidiar toda a estrutura sindical brasileira para determinada categoria. Está prevista no art. 8º, inciso IV da Constituição Federal e também pode ser fixada por Acordo ou Convenção Coletiva. Atualmente, o SINTEC-RS não cobra essa contribuição.
Apoie e fortaleça o teu sindicato! Juntos, somos muito mais fortes.
Na manhã desta segunda-feira, 11, o SINTEC-RS participou de ato em defesa da Trensurb pública e de qualidade, realizado no saguão do prédio administrativo da empresa. O momento reuniu parlamentares e demais entidades e também marcou a comemoração da retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização – PND. “Valeu a pena a nossa luta, valeu a pena a nossa mobilização e a gente precisa seguir em frente”, afirmou o presidente do SINTEC-RS, César Borges, durante o ato.
O documento oficializando a retirada da Trensurb do PND deve ser publicado em abril. O anúncio foi feito após reunião com o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, na última terça-feira, 5 de março. O encontro, em Brasília, teve a participação das deputadas Fernanda Melchionna (Psol) e Daiana Santos (PCdoB), dos deputados Marcon (PT), Bohn Gass (PT) e Renildo Calheiros (PCdoB) e de representantes do movimento sindical.
Além de defender a estatal, César Borges também reforçou a necessidade de qualidade nos serviços prestados à população. “Nós queremos a empresa pública e prestando um serviço de qualidade para a população, para os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou. Os diretores Paulo Motta e Lucas Kiekow também acompanharam a agenda.
Confira algumas fotos:
Nesta quinta-feira, 7, o SINTEC-RS acompanha o 1º Encontro de Mulheres Técnicas Industriais, promovido pelo CRT-RS, em alusão ao Dia da Mulher. A programação aborda o tema “A Mulher no Mundo do Trabalho” e conta com palestras sobre carreira e qualificação profissional, além de painéis e entrevistas.
O evento é coordenado pela Diretora Administrativa do CRT-RS e coordenadora do GT da Valorização da Mulher Técnica Industrial, Cleusa Cunha, e pela conselheira e coordenadora adjunta do GT da Valorização da Mulher Técnica Industrial, Cláudia Acosta. “O evento foi idealizado para oportunizar a visão da mulher no ambiente do trabalho, os pontos favoráveis e os pontos que precisam de atenção”, aponta Cláudia.
A Diretora Administrativa do CRT-RS reforça a importância de fortalecer a representatividade das mulheres e promover ambientes de trabalho inclusivos e igualitários. “Sejamos justos, já passou da hora das mulheres serem respeitadas no ambiente de trabalho e terem o mesmo espaço de participação em todos os espaços de representatividade, e o Conselho Técnico é um lugar onde devemos estar representadas com paridade nos cargos e livre participação na tomada de decisões”, destaca Cleusa.
O presidente do sindicato, César Borges, e os diretores Marcelo Valandro, Paulo Motta, Rodrigo Gomes, Mário Schmidt, Marlon da Costa, Rogério Lopes e Fábio Almeida acompanham a agenda. A equipe de colaboradoras do sindicato também participa do evento. A programação acontece nos dias 7 e 8 de março.
Confira algumas fotos:
O SINTEC-RS informa que não haverá atendimento na sede do sindicato nos dias 7 e 8 de março. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira, 11 de março.
Na última terça-feira, 5, o SINTEC-RS, Sindimetrô-RS, Senge-RS e a Fenametro estiverem em Brasília, para uma reunião com Marcus Cavalcanti, Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência, sobre a retirada da Trensurb e da CBTU-PE do Plano Nacional de Desestatização. A agenda foi articulada pela Dep. Federal Fernanda Melchionna (PSOL) e também contou com a participação de representantes da CBTU e dos parlamentares Renildo Calheiros (PC do B), Daiana Santos (PC do B). Marcon (PT) e Bohn Gass (PT). O presidente da Trensurb, Fernando Marroni, também acompanhou a agenda.
Fábio Menger, vice-presidente do SINTEC-RS, acompanhou a mobilização em Brasília e defendeu a importância de manter a Trensurb e CBTU públicas. “Nós avançamos bastante e estamos no caminho certo, vamos continuar trabalhando e vamos continuar fazendo tudo o que for necessário para que a Trensurb e a CBTU saiam do PND”, afirmou Fábio. O vice-presidente do sindicato ainda destacou a importância da CBTU também sair do PND. “Isso é muito positivo porque se CBTU fosse privatizada, ficaria apenas a Trensurb nesse sistema, ainda estatal, e sozinha seria muito difícil”, analisou.
Durante a reunião com o Secretário, o mesmo informou sobre a retirada da Trensurb e a CBTU PE da lista de privatizações. Marcus ainda foi questionado sobre a continuidade dos estudos de Concessão do BNDES e garantiu que os estudos seguem para a modelagem de melhorias, expansão e integração futuras. Seguiremos em alerta até que o processo de privatização se encerre definitivamente.
Confira algumas fotos:
A edição de fevereiro do informativo SINTEC-RS News já está disponível! Confira aqui a seleção de notícias do mês.
De segunda à sexta das 10h às 12h e das 13h às 17h
Av. Borges de Medeiros 328, conj. 112 – 11ª andar – CEP: 90-020.020 – Porto Alegre/RS