Trensurb e CBTU-PE estão fora do Plano Nacional de Desestatização, após mobilização do movimento sindical, em Brasília

Na última terça-feira, 5, o SINTEC-RS, Sindimetrô-RS, Senge-RS e a Fenametro estiverem em Brasília, para uma reunião com Marcus Cavalcanti, Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência, sobre a retirada da Trensurb e da CBTU-PE do Plano Nacional de Desestatização. A agenda foi articulada pela Dep. Federal Fernanda Melchionna (PSOL) e também contou com a participação de representantes da CBTU e dos parlamentares Renildo Calheiros (PC do B), Daiana Santos (PC do B). Marcon (PT) e Bohn Gass (PT). O presidente da Trensurb, Fernando Marroni, também acompanhou a agenda.

Fábio Menger, vice-presidente do SINTEC-RS, acompanhou a mobilização em Brasília e defendeu a importância de manter a Trensurb e CBTU públicas. “Nós avançamos bastante e estamos no caminho certo, vamos continuar trabalhando e vamos continuar fazendo tudo o que for necessário para que a Trensurb e a CBTU saiam do PND”, afirmou Fábio. O vice-presidente do sindicato ainda destacou a importância da CBTU também sair do PND. “Isso é muito positivo porque se CBTU fosse privatizada, ficaria apenas a Trensurb nesse sistema, ainda estatal, e sozinha seria muito difícil”, analisou.

Durante a reunião com o Secretário, o mesmo informou sobre a retirada da Trensurb e a CBTU PE da lista de privatizações. Marcus ainda foi questionado sobre a continuidade dos estudos de Concessão do BNDES e garantiu que os estudos seguem para a modelagem de melhorias, expansão e integração futuras. Seguiremos em alerta até que o processo de privatização se encerre definitivamente.

Confira algumas fotos: