Enquanto população perde, bancos lucrarão com privatização da Eletrobras

“O que é o crime de assaltar um banco comparado com o crime de fundá-lo?”. A famosa frase do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht segue atual no Brasil de hoje, com sua população cada vez mais empobrecida enquanto alguns poucos banqueiros e empresários lucram como nunca.

Em momentos de crise, como os que vivemos, se torna ainda mais cruel a sanha das chamadas “elites” e dos donos do dinheiro pela rapina dos recursos que deveriam beneficiar a todos. É o que podemos observar em torno ao processo de privatização do patrimônio de nossas estatais, como ocorre no caso da Eletrobras.

De acordo com declarações do Ministério da Economia, o Governo Federal pretende começar o processo de privatização da Eletrobras no primeiro trimestre de 2022, buscando conclui-lo até o fim do mesmo ano.

Como a transação pode ser uma das maiores movimentações financeiras envolvendo empresas estatais, já houve ofertas de 14 bancos que desejam coordenar as operações.

Se a venda da Eletrobras vai significar mais um golpe na vida da população e na capacidade do Estado fomentar o desenvolvimento, ela também é uma grande oportunidade de negócios para os que desejam se apropriar dos recursos públicos.

Afinal, cabem algumas perguntas: “Qual o interesse dos bancos além do dinheiro?”, “o que os bancos privados já fizeram de bom para os brasileiros?”.

E também cabe uma questão muito relevante: “Se há tantos bancos querendo participar do negócio, isso não compra que a Eletrobras é extremamente valiosa?”

A resposta para esta pergunta está contida na própria pergunta. Se ela não fosse valiosa, não haveria ninguém interessado. Ao mesmo tempo, esse é um dos principais motivos para que ela não seja vendida.

Falou em dinheiro, bancos crescem os olhos

Em comunicado emitido no final de outubro, a Eletrobras declarou que a operação está “em fase de seleção do sindicato de bancos que ficará responsável pela estruturação da operação de follow on e de distribuição do volume de ações a ser emitido pela companhia”.

Com a previsão de que a operação pode chegar a movimentar cerca de R$ 103 bilhões, as expectativas de ganhos para intermediários também são grandes, como no caso dos bancos.

Após a divulgação do processo de privatização por parte do Governo Federal, os olhos dos 14 bancos cresceram. Querem coordenar as operações – obviamente, cobrando alto por isso.

Para a população, a conta

Com a privatização da Eletrobras, o governo de Jair Bolsonaro está dilapidando um importante patrimônio da população, o que se comprova pelos resultados financeiros e ambientais obtidos pela empresa nos últimos anos.

Segundo o Relatório Anual 2020 da empresa, entre 2018 e 2020 a Eletrobras gerou cerca de R$ 30 bilhões de lucro. Apenas em 2020, a estatal investiu R$ 472 milhões em tecnologia e inovação, conduzindo mais de cem projetos de pesquisa.

A Eletrobras assumiu o compromisso de compensar 100% suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e passou a prever bônus na remuneração de seus dirigentes a partir de metas ambientais. Em 2020, foi habilitada a emitir “green bonds”, os chamados títulos verdes, para financiar projetos de energia eólica e solar.

A Eletrobras controla 233 usinas que produzem mais de um terço da energia consumida no Brasil, com cerca de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão. Segundo estudos, a privatização da estatal pode elevar a conta de luz em até 16,7% e geram um prejuízo de mais de R$ 500 bilhões para os brasileiros.

Obviamente, os bancos não estão nem um pouco preocupados com isso, afinal, querem apenas engordar ainda mais seus gordos lucros, que continuam batendo recorde a cada ano, enquanto a população brasileira vem sofrendo com aumento da fome, da miséria e do desemprego recorde.

O Brasil de Bolsonaro é um país só para os ricos. E o desejo dos bancos em acelerar a privatização da Eletrobras é mais uma prova disso.

Fonte: SEINTEC-RS