Plebiscito popular: cerca de 95% dos gaúchos são contra as privatizações

Realizado em formato híbrido, tanto pela internet quanto presencialmente em 91 municípios gaúchos, o Plebiscito Popular sobre as Privatizações no Rio Grande do Sul comprovou a rejeição inquestionável da população de nosso estado aos processos de privatização promovidos pelo governo estadual.

Patrimônio dos gaúchos, empresas lucrativas e fundamentais socialmente como Corsan, CEEE, Trensurb e Eletrobras CGT Eletrosul estão na mira do governador Eduardo Leite e do presidente Jair Bolsonaro, colocadas à venda em processos de privatização apressados, nebulosos e que não consultam a população.

Pois então, se o governo não ouve que é realmente dono desse patrimônio (a população), movimentos sindicais e populares decidiram fazê-lo, por meio do plebiscito, realizado entre 14 e 26 de outubro e que contou com a participação de 90.265 pessoas.

Os resultados não deixam margem para dúvidas: os gaúchos não querem seu patrimônio privatizado.

Resultados do plebiscito

O plebiscito popular tinha três questões sobre a venda do patrimônio público, sendo que em todas houve ao menos 95% de rejeição à venda das empresas estatais.

A questão 1 dizia: “Energia elétrica, água, saneamento, saúde, transporte coletivo, correios são serviços públicos essenciais ao povo. Você concorda com a entrega destes serviços para empresas privadas?’.

Do total de votos, 95,23% dos participantes votaram NÃO.

A segunda questão perguntava: “Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgas, Eletrobras, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris são patrimônio público e prestam serviços essenciais ao nosso desenvolvimento. Você concorda que este patrimônio seja entregue para empresas privadas?”. O resultado foi de 95,83% de votos na opção NÃO.

Por fim, na última questão o plebiscito consultava: “Você concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população?”. Nesse caso, a maioria foi ainda mais esmagadora: 97,15% do total votou contra a entrega do patrimônio estatal.

Governo tem medo de levar privatizações a plebiscito

Não por coincidência, o governador Eduardo Leite e sua base de deputados estaduais se esforçou para alterar uma lei que obrigava o estado do Rio Grande do Sul a realizar um plebiscito para poder privatizar estatais como Corsan, Banrisul e Procergs.

Em junho de 2021, foi aprovada a PEC 280/19, com 35 votos favoráveis e 18 contrários, que alterou a Constituição do Rio Grande do Sul para retirar essa exigência.

O governador sabe que a maioria dos gaúchos seria contra as privatizações, inclusive porque ele ganhou esse voto de confiança durante a campanha eleitoral ao assumir o compromisso de não vender as estatais.

Depois de eleito, mudou de posição e, junto de deputados de sua base de apoio, resolveu ignorar a vontade popular, aplicando um projeto acelerando de privatizações a preço de banana.

Os resultados do plebiscito popular só mostra a verdade que Eduardo Leite quer esconder: o povo não quer que ele venda o que é dos gaúchos!

Fonte: SEINTEC-RS