Países desenvolvidos reestatizaram mais de 1.400 serviços privatizados
? Diversos países têm percebido o que os brasileiros há muito sentem na pele: as privatizações não funcionam, pois encarecem e reduzem a qualidade dos serviços, atrapalhando o desenvolvimento.
✔ Enquanto governos que só têm compromisso com os mais ricos, como o de Eduardo Leite, traçaram como meta privatizar o máximo possível de empresas essenciais (como Corsan e a CEEE), países desenvolvidos estão reestatizando, ou seja, revertendo a privatizações realizadas no passado.
? Um levantamento feito pela ONG TNI (sediada na Holanda) mostra que, nos últimos 20 anos, 924 serviços foram reestatizados e outros 484 novos serviços estatais foram criados, em 58 países, especialmente nos mais ricos e desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, Noruega e até nos Estados Unidos.
? Então, por que os governos de Eduardo Leite e de Jair Bolsonaro não seguem o mesmo caminho que os países mais desenvolvidos?
✋ Não devemos ir na contramão do mudo moderno e repetir privatizações fadadas ao fracasso. Devemos olhar para o futuro e impedir que eles vendam o que é dos gaúchos!