Países desenvolvidos retomaram o controle estatal do setor elétrico

☹️ Em comparação ao setor público, os serviços do setor privado são mais caros e de qualidade inferior (aqui no Brasil ou no exterior).

Por isso, em todo o mundo, mais de 1400 empresas públicas foram criadas ou reestatizadas (retornaram à gestão estatal após privatização) nos últimos anos, sobretudo nos chamados países desenvolvidos.

? Dessas, a maior parte ocorreu no setor de energia elétrica: 374 reestatizações (27% do total), na Alemanha, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo os governos desses países, a retomada dos serviços ampliou o acesso das classes mais pobres à energia elétrica (evitando milhares de mortes por falta de aquecimento no inverno), reduziu tarifas, e aumentou a participação social nas decisões das empresas, dentre outros benefícios.

? Por aqui, estamos indo na contramão: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vendeu a CEEE-D, e o Governo Federal quer privatizar a Eletrobras (incluindo a CGT Eletrosul, subsidiária que atua no nosso estado).

Precisamos nos unir para que eles não vendam esses patrimônios dos gaúchos e dos brasileiros!