SINTEC-RS realiza assembleia geral eleitoral

Na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, o SINTEC-RS realizou a assembleia geral eleitoral convocada, conforme Estatuto da entidade e Regulamento Eleitoral vigente, para aclamação da chapa única inscrita para o processo eleitoral 2023-2027. Na ocasião, César Borges, presidente do sindicato, iniciou a assembleia e realizou a leitura do edital de convocação. Em seguida, convidou o presidente da Comissão Eleitoral, Jeferson Matheus, para compor a mesa. Jeferson realizou a leitura da Ata da última reunião da Comissão, que homologou a chapa inscrita, e declarou a eleição da referida chapa.

A assembleia contou com a participação de cerca de 30 técnicos e técnicas, entre presencial e virtual. Após aclamação da chapa, houve um momento para manifestações e falas dos participantes. Jerson Vinhas, presidente da ASTEC e membro da Comissão Eleitoral, parabenizou a condução do processo e agradeceu o trabalho dos membros da Comissão. Maria Luiza Garcia Pereira, presidente da ATCEEE, parabenizou a gestão do sindicato e destacou a parceria entre a Associação e o SINTEC-RS.

Luiz Antônio Castro dos Santos, atual presidente do CRT-RS, e Ricardo Nerbas, atual vice-presidente do CFT, também participaram da assembleia. Castro reforçou a importância da renovação no movimento sindical e da luta coletiva: “a nossa luta não é uma luta distinta, de uma classe, mas de toda a classe trabalhadora”. Para Ricardo Nerbas, “é extremamente significativa a nossa história e uma das grandes conquistas que tivemos foi o nosso Conselho Profissional”. Ambos são ex-presidentes do SINTEC-RS.

César Borges, reeleito como presidente do sindicato, relembrou alguns desafios da última gestão: “passamos por momentos em que todas as empresas estavam em risco de privatização e contamos com o apoio de toda a diretoria na luta em defesa dos técnicos e técnicas industriais”. César ainda destacou a produção do Informativo Anual 2022, que apresenta o balanço das ações da entidade.

Marcelo Valandro, também reeleito para a nova gestão, ressaltou a luta incansável da diretoria para manter o sindicato e defender os interesses da categoria, e homenageou o ex-diretor Júlio César Sanches Trombetta, falecido em junho de 2023. Júlio foi diretor do SINTEC-RS por 27 anos e participou da fundação da entidade, em 1987. O diretor Paulo Motta ainda destacou os desafios do movimento sindical, do dia a dia no sindicato e homenageou o ex-diretor Paulo Renato Brum, falecido em novembro de 2020 em decorrência da COVID-19. Paulo também agradeceu o trabalho das colaboradoras do SINTEC-RS.

Por fim, vencida a ordem do dia, a assembleia foi encerrada, formalizando a eleição da chapa para o quadriênio 2023-2027. Com isso, o processo eleitoral também foi encerrado. Para acessar a nominata da nova diretoria, clique aqui. Confira algumas fotos: