Reestatizar é uma tendência dos países desenvolvidos (mas o Brasil vai na contramão)

Em todo o mundo, a reestatização de empresas que cuidam de serviços essenciais e de recursos estratégicos é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos.

As experiências com privatizações a partir dos anos 1990 deixaram um legado de insatisfação, prejuízos e insegurança, que ensinaram muitos países a reconhecer o erro e voltar atrás.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Transnational Institute (TNI) – centro de estudos em democracia e sustentabilidade baseado na Holanda – pelo menos 1.408 serviços foram criados ou reestatizados no mundo nos últimos anos.

Alemanha (4ª maior economia do planeta) puxa a fila, com 411 casos. Em seguida vem os Estados Unidos (que, erroneamente, as pessoas acreditam que seria um país de Estado mínimo), com 230 casos (principalmente em serviços de água e telecomunicações). A França (156 casos), a Espanha (119) e o Reino Unido (110 casos) também se destacam.

Isso significa que, diferentemente das fake news financiadas por setores das elites ricas no Brasil, a reestatização é coisa de país rico e que se preocupa com o bem-estar do próprio povo.

O movimento ganha força baseado nos resultados que ele tem apresentado, como melhora nas condições de trabalho, preços mais baixos e mais qualidade dos serviços.

Esses benefícios estão intimamente ligados. Trabalhadores com boas condições prestam melhor serviço e, com serviços mais eficientes, abaixam os custos (tarifas) para o consumidor.

Apesar das lições aprendidas mundo afora, elas são ignoradas no Brasil.

Na contramão do exemplo mundial

No Brasil a tendência é oposta. Desde o governo de Michel Temer, passando agora pelo governo de Jair Bolsonaro, a privatização de estatais está sempre no centro dos debates.

Os gaúchos e gaúchas, por exemplo, já viram a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) ser privatizada e, na esteira dela, a Companhia Riograndense de Saneamento Básico (Corsan) segue na mira do governo estadual.

O governador Eduardo Leite, alinhado com essa política que beneficia apenas interesses privados e dos mais ricos, vem tentando acelerar a entrega de empresas fundamentais para o povo do Rio Grande do Sul.

Já o governo Federal colocou na mira a Eletrobras, estatal responsável por 30% do fornecimento de energia elétrica do país e 70% das redes de distribuição.

Água e eletricidade são setores considerados estratégicos para governos inteligentes. Já no Brasil, impera a vontade de entregar o patrimônio público para que os poucos envolvidos ganhem com isso.

Enquanto alguns farão uma verdadeira farra por intermediar esses negócios (lembremos dos inúmeros casos de enriquecimento de certos agentes políticos envolvidos nas privatizações dos anos 1990), para o restante da população sobrará tarifas mais caras, serviços piores, risco de apagão, falta de abastecimento, torneira vazia e exclusão.

Nos últimos anos o Brasil tem ido na contramão de todo o mundo civilizado em praticamente todos os assuntos. Agora, com a entrega de setores tão estratégicos, fica nítido a escolha que nossos governantes estão fazendo rumo a um abismo do qual termos muitas dificuldades para sair.

Fonte: SINTEC-RS