SINTEC-RS participa de seminário sobre o Polo de inovação energética e ambiental do Pampa Gaúcho

Na sexta-feira, 28, o SINTEC-RS participou do Seminário Regional realizado para debater e encaminhar orientações para a implantação de um Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho – Projeto holístico para uso sustentável do PRÉ-SAL do Pampa, no campus da Unipampa Bagé.

O evento reuniu estudantes, docentes da universidade, representantes da classe política de Bagé, Candiota e Hulha Negra, além de representantes do movimento sindical e da sociedade. A proposta do Polo de Inovação Energética apresenta um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental no Pampa gaúcho respeitando e potencializando as características ecológicas do Bioma Pampa e defendendo o uso sustentável do carvão mineral e promovendo uma transição energética justa e inclusiva.

O diretor presidente do sindicato, César Borges, e o vice-presidente e diretor financeiro, Marcelo Valandro, participaram do Seminário. Na ocasião, o presidente do SINTEC-RS destacou a importância e os impactos positivos do projeto de implantação do Polo para os trabalhadores e trabalhadoras da região, em especial, os Técnicos e Técnicas Industriais que atuam na Usina de Candiota.

“Qualquer projeto de desenvolvimento que possa pensar no futuro dessa transição energética passa pela manutenção dos nossos profissionais na região e pela qualificação e aperfeiçoamento destes profissionais”, afirmou César. Além disso, o presidente ainda reforçou a defesa da Usina da Candiota e defendeu a reestatização da Eletrobras. “Um projeto muito equivocado do governo passado vendeu a maior empresa de energia elétrica da América Latina, a Eletrobras, e nós precisamos comprar e lutar a ideia de reestatizar a Eletrobras”, concluiu.

Durante o Seminário o SINTEC-RS ainda anunciou duas ações da entidade que fazem parte da agenda permanente em defesa da educação e da pesquisa: o custeio de um reparo em um torno da Escola Frei Plácido com valor aproximado de R$4.000,00 e patrocínio do projeto do Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia, no valor de R$4.800,00, para o uso sustentável do carvão mineral através de processos de gaseificação.

Confira algumas fotos: