Privatização da Eletrobras pode acabar com Usina do Gasômetro, símbolo de Porto Alegre

Entre os diversos prejuízos à população que a privatização da Eletrobras causaria estão também os impactos culturais e simbólicos.

O que acontecerá, por exemplo, com a Usina do Gasômetro, um dos símbolos de Porto Alegre?

Ícone arquitetônico da capital gaúcha, é um de seus principais pontos turísticos.

A Usina foi transformada em centro cultural nos anos 1990 e é um ponto de encontro às margens do Rio Guaíba.

As instalações pertencem à Eletrobras, estatal federal que está na mira do governo Bolsonaro. Caso a empresa seja privatizada, os compradores não terão nenhum compromisso com a cidadania e com a cultura, apenas com o lucro.

Então, quem garante que a Usina do Gasômetro será preservada?

A Usina

O futuro da Usina do Gasômetro preocupa inclusive a prefeitura de Porto Alegre, que encaminhou um ofício ao presidente Bolsonaro solicitando sua doação à capital gaúcha.

Segundo a prefeitura, a privatização de um dos maiores símbolos da cidade prejudicaria o turismo e também o projeto do parque urbano Orla da Guaíba, que já está em andamento.

Além da bela vista para o Rio Guaíba, o centro cultural promoveu, durante anos, uma intensa agenda de atividades culturais para adultos e crianças, como peças de teatro, música, dança, debates, carnaval e eventos literários.

Atualmente, no entanto, a Usina está fechada para obras que iniciaram em 2017 (a previsão de conclusão é 2022, com a reabertura do centro cultural).

Curiosidade: apesar de ter esse nome, a Usina do Gasômetro, na verdade, produzia energia à base da queima de carvão mineral, mas estava próxima de outra usina, essa sim movida a gás.

O prédio foi projetado na Inglaterra e inaugurado em 1928. Foi uma das primeiras construções de concreto armado do Rio Grande do Sul.

A Usina operou até 1974, e correu risco de ser demolida para a construção da avenida que hoje está ao lado do Guaíba. A população reagiu e se manifestou contrariamente, demonstrando que os gaúchos têm apreço pelo local.

Riscos da privatização

Segundo o Ministério da Economia, o Governo Federal pretende começar o processo de privatização da Eletrobras no primeiro trimestre de 2022, e tentará conclui-lo até o fim do mesmo ano.

A Eletrobras controla 233 usinas que produzem mais de um terço da energia consumida no Brasil, com cerca de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão. Segundo estudos, a privatização da estatal pode elevar a conta de luz em até 16,7%.

A Eletrobras distribuiu, nos últimos 20 anos, cerca de R$ 20 bilhões de reais em dividendos para a União, demonstrando potencial de investimento em obras estruturantes que aumentariam a capacidade brasileira de geração e transmissão de energia e impediriam futuras crises e apagões. Mas Bolsonaro prefere entregá-la para empresários e vez de mantê-la atuante em um setor estratégico (como outros países desenvolvidos estão fazendo).

Coisa de quem não tem compromisso com o Brasil e nem com o povo brasileiro.

Fonte: SEINTEC-RS