Quem ganha e quem perde com privatização

Saiba quem ganha e quem perde com as privatizações

Quando se fala em privatização, é importante saber que, por trás de discursos, existe um grande jogo de interesses entre os envolvidos.

As consequências das privatizações podem ser boas para alguns (bem poucos) e ruins para outros (quase toda a população).

Neste texto, vamos entender quem sai ganhando e quem sai perdendo.

Grandes empresários: ganham

Os setores onde as estatais atuam tendem a ser bastante complexos, exigem planejamento de longo prazo, capacidade de investimento e uma estrutura robusta.

Essas características estão longe de ser a realidade de boa parte do setor privado, que deseja retorno mais imediato (lucro) e, dificilmente, vai investir em atividades do tipo a partir do zero.

Com isso, privatizar estatais passa a ser uma chance “de ouro” para empresários atuarem em áreas onde é difícil se estabelecer. Afinal, o esforço já foi feito quando a empresa era estatal. Há um nome consolidado no mercado, a empresa já possui boa estrutura física e pessoal altamente qualificado, e, na maioria das vezes, não haverá muitos concorrentes pelo mercado consumidor.

Para os empresários, o negócio é ótimo. E para eles fica melhor ainda quando encontram governos que não possuem compromisso com o bem-estar da população e vendem o patrimônio público a preço de banana (que é o que acontece com frequência no Brasil).

Políticos corruptos: ganham

Em vez de trabalhar pelo fortalecimento das empresas públicas, é comum vermos políticos fazendo lobby pela privatização.

Esses políticos sabem que, assim que as privatizações acontecerem, poderão cobrar suas “recompensas” dos empresários, por terem ajudado a abrir caminho para a venda.

Aliás, é bem provável que esses políticos tenham suas campanhas já financiadas (especialmente em Caixa 2, com recursos não contabilizado) pelos empresários ou grupos econômicos que irão comprar as estatais.

Velha mídia: ganha

Falando em conflito de interesses, o discurso a favor das privatizações só ganha destaque graças a setores da velha mídia: portais de notícias, jornais, canais de televisão e de rádio, controlados pelos mesmos poucos grupos, que dependem de anúncios de grandes empresas privadas que desejam se apropriar do patrimônio da população para lucrar sobre as necessidades das pessoas.

Esses setores dão amplo destaque a aspectos negativos de estatais e distorcem dados sobre a situação financeira das empresas. Raramente apontam aspectos positivos.

A intenção é manter uma campanha permanente de desgaste da imagem das estatais para que as privatizações sejam aceitas pela população como a “única solução” para o estado ou para o país.

Assim, favorecem os grandes grupos de anunciantes, que poderão comprar as estatais a preços mais baixos (afinal, ao atingir a imagem das empresas públicas, a expectativa deles é que elas sejam desvalorizadas no mercado).

Bom para os empresários e bom para a velha mídia, que segue com patrocínio em dia. Além disso, muitos proprietários de grupos de mídia têm interesse em se tornar, eles próprios, donos ou acionistas de empresas que hoje são estatais.

É profundamente antiético, porque estão advogando em causa própria. Mas é algo muito comum.

População: perde

Estatais, quando privatizadas, geram um forte impacto na sociedade, especialmente nas camadas mais pobres da população. Empresas privadas têm como único compromisso o lucro e não irão pensar duas vezes antes de subir tarifas na hora de cobrar pelos serviços.

Além disso, as empresas privadas dificilmente atuam em áreas pouco lucrativas.

Isso fará com que as populações mais pobres ou em regiões mais isoladas fiquem desassistidas.

Não há dúvidas de que a privatização é especialmente cruel com quem tem menos.

Desenvolvimento nacional: perde

Sem as estatais, o Estado fica sem um importante mecanismo para alavancar cadeias produtivas do país. As estatais podem levar desenvolvimento e geração de empregos a regiões que jamais seriam prestigiadas pelo capital privado.

Afinal, novamente, empresas privadas querem lucro (de preferência, imediato), o que é incompatível com o desenvolvimento de outros setores ou investimento em regiões onde a rentabilidade será menor. A privatização é um golpe contra o desenvolvimento econômico nacional.

Bem-estar da sociedade: perde

Embora não seja prioridade, as estatais brasileiras são muito lucrativas.

E grande parte desse lucro é repassado diretamente ao Estado, que pode investir em outras áreas, garantindo o bem-estar da sociedade.

Não só isso: as próprias estatais usam parte de sua lucratividade para financiar, por exemplo, projetos com aspecto social, em áreas como educação, cultura, esportes e proteção ao meio-ambiente. No Brasil, são incontáveis os programas de financiamento para a produção de filmes, peças de teatro, festivais ou programas de incentivo ao esporte que contam com aporte de estatais.

Entender as consequências das privatizações para a sociedade é fundamental na hora de interpretar os discursos de cada um.

Quando se trata de venda do patrimônio público, nas quais apenas alguns poucos privilegiados são beneficiados, o que manda é o jogo de interesses e seu ganho financeiro.

Uma realidade muito distante do compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento do país, que é a prioridade das empresas estatais.

Fonte: Sintec-RS