OsGaúchosPrecisamdasEstatais

Os gaúchos precisam das Estatais

“Empresas estatais”.

Quando alguém fala sobre elas, é comum que alguns preconceitos automaticamente já venham à mente de uma parte da população.

Já demonstramos aqui que algumas distorções e mentiras fazem parte de um discurso utilizado apenas por aqueles que querem enganar a população e para que as elites ganhem cada vez mais dinheiro.

O que esses setores oportunistas não querem que as pessoas saibam é que as empresas estatais podem ajudar o desenvolvimento do país e do Rio Grande do Sul. Afinal, nosso estado tem estatais que prestam serviços essenciais à população e ainda podem desempenhar importante papel no desenvolvimento econômico, no combate à desigualdade social e na garantia de bem-estar da sociedade.

Mas antes de falar desses benefícios, você conhece algumas das principais estatais do Rio Grande do Sul?

Estatais estaduais

A Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan) atua em 317 municípios do estado, levando água tratada e rede de esgoto para quase 6 milhões de gaúchos. Graças à Corsan, o direito fundamental de acesso à água limpa está garantido para mais de 96% da população urbana dos municípios em que atua.

Já a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) trabalha na geração, distribuição e transmissão de energia em todo o estado. Fazem parte da estrutura da estatal, por exemplo, cinco usinas hidrelétricas, 56 subestações de energia e cerca de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão. São mais de 1,7 milhão de clientes atendidos pela estatal.

Estatais federais

Além delas, existem empresas estatais que pertencem ao Governo Federal e atuam no Rio Grande do Sul, como a Trensurb (responsável pelo sistema de metrô de Porto Alegre) e, nos mais de 43 quilômetros de linha que administra, atende diariamente mais de 200 mil pessoas.

Outra estatal federal é a CGT Eletrosul, subsidiária da Eletrobras que atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. A empresa conta com usinas e subestações espalhadas pelo estado que, somadas, proporcionam com uma capacidade instalada que pode atender até 12 milhões de pessoas.

Agora, que já conhecemos algumas dessas empresas, iremos apresentar de que formas as estatais podem ser utilizadas em benefício do povo.

O lucro

Um ponto bem importante para diferenciar empresas privadas das estatais é o que cada uma delas faz com o dinheiro que é ganho a partir de suas operações e oferta de serviços.

Empresas privadas repartem o lucro apenas entre donos e acionistas e, no caso de empresas estrangeiras, todo esse dinheiro sequer fica no país. Já as estatais usarão a lucratividade em benefício das pessoas, repassando os recursos para o Estado aplicar em saúde e educação, ou mesmo financiar programas e editais de cultura, produção de filmes, peças de teatros e até premiações para iniciativas de proteção ao meio-ambiente ou de incentivo ao esporte.

Por isso, embora não seja o propósito principal das estatais (que é atender a população com produtos e serviços de qualidade) o lucro dessas empresas é extremamente estratégico para o conjunto da sociedade.

Quanto mais fortalecidas as estatais, mais a população tem a ganhar.

Política de preços e fortalecimento de cadeias produtivas

Outro ponto importante para a valorização das estatais é que, como essas empresas não têm compromisso exclusivo com o lucro, podem desempenhar um importante papel na política de preços de produtos e serviços.

Especialmente em períodos de crise, as estatais são importantes para segurar o aumento repentino de preços e tarifas (que penaliza especialmente os mais pobres), impedindo que o poder de compra de toda a população seja corroído, afetando outros setores da economia.

Além disso, as estatais podem priorizar a compra de insumos ou materiais da própria indústria nacional e regional, o que alavanca cadeias produtivas, movimenta a economia e fortalece a geração de emprego e renda dentro do país e do próprio estado. Já as empresas privadas irão comprar de quem oferecer o menor preço, mesmo que sejam fornecedores externos.

Desenvolvimento tecnológico

Também por não terem compromisso somente com o lucro, as estatais são importantes para o investimento e o desenvolvimento de políticas de longo prazo, que resultam, por exemplo, em inovações tecnológicas que, no futuro, aumentarão a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Na iniciativa privada, a necessidade de retorno rápido de investimentos é incompatível com essa possibilidade. Por isso, as estatais lideram nos quesitos de pesquisa e desenvolvimento porque têm coragem para isso.

Não venda o que é dos gaúchos

Como vimos, a valorização das empresas estatais vai muito além da garantia da prestação de bons serviços à população.

Ao entregar essas estruturas valiosas para a iniciativa privada, o governo está abrindo mão de atuar em benefício de toda sociedade para agradar apenas aqueles poucos empresários que farão dinheiro com as privatizações.

Fonte: Sintec-RS