PrivatizaçãonãodeucertoAmazonas_Sintec

Deu errado: Privatização deixa amazonenses sem acesso à saneamento básico

PrivatizaçãonãodeucertoAmazonas_Sintec

💣 O governador Eduardo Leite já deixou claro que pretende privatizar diversos setores estratégicos para o Rio Grande do Sul para agradar a setores ligados às elites.


🤯 Para ele, o lucro da iniciativa privada é tratado como prioridade, e considerado mais importante do que o acesso de todas as pessoas a serviços básicos.


⚠ Mas exemplos como o ocorrido no Amazonas (AM), alertam os gaúchos sobre os impactos que privatizações que deram errado trazem à população.


🚽 Atualmente, no AM, a Aegea, empresa responsável pelo saneamento básico de Manaus, lucra milhões de reais, enquanto somente 12,5% do esgoto é da cidade é tratado.


💩 Grande parte dos dejetos está sendo jogado direto na natureza, poluindo rios (como o importante Rio Negro) e córregos, e trazendo ameaças à saúde da população.


👉 Se as privatizações avançarem no RS, sofreremos situações semelhantes nos setores de água, luz e transportes, afinal, as nossas principais estatais – Corsan, CEEE, Trensurb e Eletrobras CGT Eletrosul – estão sob negociação, e podem ter suas vendas efetivadas qualquer momento.

👊 Precisamos reagir e defender o bem-estar de todos, não deixando que vendam o que é dos gaúchos.